Procurar

Mais de 20 filmes portugueses e Valter Hugo Mãe em São Paulo

Mais de vinte filmes de realizadores portugueses ou com coprodução portuguesa integram a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no dia 16 no Brasil.

Mais de 20 filmes portugueses e Valter Hugo Mãe em São Paulo

© Porto Editora

Lusa
07/10/2025 19:39 ‧ há 21 horas por Lusa

Cultura

Cinema de São Paulo

De acordo com a programação geral apresentada, há cinema português em quase todas secções do festival, nomeadamente 'Aniki-Bobó' (1942), primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira, no programa dedicado a filmes restaurados.

 

Na competição de novos realizadores, o destaque vai para três primeiras obras de longa-metragem: 'As Estações', um registo documental de Maureen Fazendeiro construído com histórias do Alentejo, 'Duas vezes João Liberada', de Paula Tomás Marques, sobre uma personagem queer ficcional durante a Inquisição, e 'Terra Vil', de Luís Campos, uma ficção que aborda a ruralidade e a mentalidade patriarcal.

A maior fatia de cinema português está na secção 'Perspetiva Internacional', com filmes já premiados noutros festivais, entre os quais 'Fuck the Polis', de Rita Azevedo Gomes, 'O Riso e a Faca', de Pedro Pinho, e 'A memória do cheiro das coisas', de António Ferreira.

'Lavagante', de Mário Barroso, e 'Primeira pessoa do plural', de Sandro Aguilar, estão igualmente na mostra.

O festival brasileiro tem ainda uma programação com filmes para a infância, tendo incluído "A cada dia que passa", de Emanuel Nevado, 'O menino e a coruja', de Mário Gajo de Carvalho, e 'Sequencial', de Bruno Caetano.

Este ano, o escritor Valter Hugo Mãe "vai ser celebrado" na mostra, onde serão exibidos um documentário sobre o autor e a adaptação do romance 'O Filho de Mil Homens'.

Valter Hugo Mãe é o autor do cartaz oficial e está prevista a exibição do documentário 'De Lugar Nenhum', do realizador Miguel Gonçalves Mendes, sobre o processo criativo e de escrita do livro "A Desumanização".

O festival programou ainda a longa-metragem 'O Filho de Mil Homens', de Daniel Rezende, a partir do romance homónimo de Valter Hugo Mãe e que tem estreia prevista ainda para este ano na plataforma de 'streaming' Netflix.

A 49.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece entre os dias 16 e 30 de outubro, com 373 filmes a serem exibidos em várias salas de cinema e espaços culturais espalhados pela cidade.

Leia Também: 'A Memória do Cheiro das Coisas' distinguido em Festival de Cinema

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10