O cinema São Jorge, em Lisboa, e o Trindade, no Porto, acolhem a abertura oficial deste festival dedicado ao cinema francófono, com um filme que recria a produção e rodagem de 'O Acossado', um clássico de modernidade do cinema francês, filmado por Jean-Luc Godard no verão de 1959, com Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo.
O filme de Linklater conta com interpretações de Guillaume Marbeck, Aubry Dullin e Zoey Deutch.
A 26.ª edição da Festa do Cinema Francês acontece em Lisboa até ao dia 12 e, no Porto, até ao dia 08, mas haverá programação nas semanas seguintes em Coimbra, Lagos, Almada e Beja, entre outras localidades.
Em Lisboa, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, a Festa do Cinema Francês vai mostrar uma retrospetiva dedicada ao ator francês Alain Delon, que morreu em 2024. Numa pré-abertura da festa, o diretor do Festival de Cannes e do Instituto Lumière, Thierry Frémaux, apresentou o filme "Lumière, a Aventura Continua!".
Este ano, a programação conta com novas iniciativas, nomeadamente um evento dedicado à coprodução luso-francófona, para quem esteja a desenvolver primeiras obras de longa-metragem, tendo sido selecionados projetos de Pocas Pascoal, Ágata Pinho, Pedro Neto, Alexander David, Francisco Mira Godinho e Diogo Baldaia.
A secção competitiva conta com os filmes 'L'Engloutie', de Louise Hémon, 'Ma frère', de Lise Akoka e Romane Gueret, 'Love me Tender', de Anna Cazenave, 'Les rendez-vous de l'été', de Valentine Cadic, 'Le roi soleil', de Vincent Mael Cardona, e 'La Pampa', de Antoine Chevrollier.
A Festa do Cinema Francês tem uma nova direção artística, a cargo da programadora Anne Delseth.
Leia Também: Netflix. 'Frankenstein' de Guillermo del Toro recebeu novo trailer