A criadora de 'Entrega' vai ser acompanhada pelos músicos brasileiros Pedro e Paulo Aragão, respetivamente no bandolim e violão, excetuando dois palcos no nordeste do Brasil, Fortaleza e João Pessoa, em que será acompanhada por Vinicius d' Lucena (bandolim) e Samuel Alves (violão).
"Em palco vamos apresentar as sinergias musicais, poéticas e linguísticas entre Portugal e Brasil de múltiplas formas, quer nas ligações intrínsecas existentes nas obras de Amália Rodrigues, Cecília Meireles, Sophia de Mello Breyner Andresen, Elizeth Cardoso, Dona Ivone Lara, quer na lírica de Luís de Camões pela descrição do amor, da saudade e da melancolia", disse Helena Sarmento.
A fadista realçou que vai usar "recursos teatrais, de luz, projeção, som, personagens e reflexões". "O espectador é levado ao encontro com o fado, samba, samba-canção e seresta, apresentados sob a perspetiva abordada no álbum 'Tanto Mar'", saído em junho.
No álbum 'Tanto Mar', Helena Sarmento recria vários temas do repertório brasileiro, entre os quais 'Que Sejas Feliz' e 'Chão de Estrelas'.
A digressão abre a 19 de outubro, no âmbito do Festival Porteño de Fado e Tango, no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, que também inclui um concerto do guitarrista português Ricardo J. Martins no dia 17.
Depois da capital argentina, Helena Sarmento segue para Colónia do Sacramento, no Uruguai, onde atua no dia 22 de outubro, no Centro Cultural Bastión del Cármen, e, no dia seguinte, canta na Sala Camacuá, em Montevidéu.
No dia 31 de outubro, 'Tanto Mar - A Segunda Travessia' é apresentado no Centro da Música e Arte Carioca Artur Távola, no Rio de Janeiro, uma das cidades onde a intérprete gravou o disco 'Tanto Mar'. No dia 06 de novembro, ainda nesta cidade, canta na Casa do Choro, onde já atuou em 2023.
Ainda no Brasil, a criadora de 'Partida', no dia 22, atua na Casa de Portugal, em S. Paulo e, no dia 28, no Instituto Federal do Ceará, em Fortaleza.
Em dezembro no dia 02, temas como 'Partida' e 'Naufrágio', do repertório de Amália Rodrigues (1920-1999), serão ouvidos no Instituto Federal da Paraíba, em João Pessoa, e, no dia 04 no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, no Recife.
'Tanto Mar', o quinto disco da intérprete, contou com a participação de 13 músicos, foi gravado entre o Porto e o Rio de Janeiro e teve direção musical de Pedro Aragão.
Leia Também: 'Livro dos Dons', o conforto (de Lucy Claire Dunbar) de que precisamos