Procurar

Metropolitana de Lisboa abre com obras de Schubert, Schostakovich e Haydn

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) abre hoje a temporada com um programa composto por obras de Schubert, Schostakovich e Haydn, no Tivoli, na capital.

Metropolitana de Lisboa abre com obras de Schubert, Schostakovich e Haydn

© Lusa

Lusa
15/09/2025 05:54 ‧ há 15 horas por Lusa

Cultura

Música

O maestro titular Pedro Neves dirige o concerto que conta como solistas com o pianista português Vasco Dantas e o trompetista russo-israelita Sergei Nakariakov.

 

"Trata-se de dois grandes solistas que vão tocar em conjunto o Concerto para Trompete e Piano, de Schostakovich, que é sempre uma peça de grande fôlego, e vamos também conhecer um outro lado que este trompetista [que reside em Paris] desenvolve, o da transcrição. Ele vai tocar o Concerto para Violoncelo, de Haydn, num fliscorne, segundo uma transcrição sua", disse à agência Lusa o maestro Pedro Neves.

O programa termina com a 3.ª Sinfonia de Schubert, "uma sinfonia bem sólida, para este tipo de formato clássico da orquestra".

A temporada multiplica-se pela Área Metropolitana de Lisboa, terminando com a estreia de uma composição de Simão Costa.

O pianista François-Frédéric Guy, a oboísta Sally Dean e a soprano Andrea Conangla são alguns dos músicos convidados da temporada que se estende até julho do próximo ano, sem esquecer solistas vindos da própria orquestra, como a violinista Ana Pereira e o clarinetista Nuno Silva, nem maestros convidados como Pietari Inkinen, José Eduardo Gomes, Bruno Borralhinho e Pedro Amaral.

A integral das sinfonias de Schumann, os concertos de Natal, Ano Novo, Carnaval e da Primavera, os programas dedicados a Beethoven, Vivaldi, Borodin, Ravel e Kodály são outras propostas pensadas para o "grande público" da Metropolitana, que este ano põe em destaque a componente académica do projeto, ao dividir a temporada em duas: uma profissional, da OML, outra académica, ainda por anunciar.

"Esta iniciativa de separar estas duas temporadas que decorrem em paralelo, pretende que o público tenha uma imagem mais clara do que se faz na Metropolitana", disse em entrevista à agência Lusa o diretor artístico e maestro titular, Pedro Neves.

A Metropolitana tutela o Conservatório de Música, a Escola Profissional e a Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO), além da OML, composta por 34 músicos profissionais.

A programação da temporada 2025/2026 da OML está disponível em www.metropolitana.pt.

Leia Também: Ainda sem saber o que fazer no fim de semana? 10 ideias para sair de casa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10