Procurar

'Banzo' é candidato português aos Óscares para melhor Filme Internacional

O filme 'Banzo', da realizadora Margarida Cardoso, é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional dos Óscares, cuja cerimónia se realiza em março do próximo ano, em Hollywood, Los Angeles (EUA), foi hoje anunciado.

'Banzo' é candidato português aos Óscares para melhor Filme Internacional

© Getty Images

Lusa
12/09/2025 12:22 ‧ há 12 horas por Lusa

Cultura

Óscares

A escolha do filme que irá representar Portugal na 98.ª edição dos Prémios da Academia Americana de Cinema foi feita após votação dos membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC), que decorreu entre 22 de agosto e 10 de setembro, tendo 'Banzo' reunido o maior número de votos, revelou a APC.

 

Na corrida estavam ainda as longas-metragens 'Hanami', de Denise Fernandes, 'Os Papéis do Inglês', de Sérgio Graciano, 'Sobreviventes', de José Barahona, e 'Sonhar com Leões', de Paolo Marinou-Blanco.

As nomeações para os Óscares, às quais 'Banzo' é candidato, serão conhecidas em 23 de janeiro de 2026, segundo o calendário da Academia de Hollywood, com a lista de finalistas às nomeações a ser anunciada no próximo dia 21 de dezembro.

'Banzo' aborda a herança do colonialismo português em África, revisitando memórias e cicatrizes históricas a partir de um olhar contemporâneo, destacando-se "pela força visual e pela narrativa intimista, numa reflexão poderosa sobre identidade, dor e memória coletiva", destaca a APC, em comunicado.

A história, ficcionada, passa-se no começo do século XX numa ilha tropical africana, e retrata a relação violenta entre colonos portugueses e negros em trabalho escravo.

No filme, Carloto Cotta interpreta um médico da metrópole, enviado para a ilha, para curar um grupo de escravos negros, embarcados à força para plantações e que estão a morrer por causa de uma profunda tristeza.

A obra foi distinguida em 2024 com o Prémio Árvore da Vida, no Festival IndieLisboa, e já tinha sido selecionada pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano nos Prémios Macondo 2025, da Academia Colombiana de Cinema, e nos Prémios Goya 2026, da Academia Espanhola de Cinema.

A 98.ª edição dos Óscares realiza-se em 15 de março de 2026, no Dolby Theatre, em Hollywood.

Leia Também: 'Elio', o mais recente filme da Pixar, chega este mês à Disney+

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10