Festival do Crato arranca hoje com cartaz eclético e para várias gerações

Wet Bed Gang, Plutonio, Matuê, Skunk Anansie e GNR são alguns dos destaques deste ano do Festival do Crato, no distrito de Portalegre, que arranca hoje, em paralelo com a Feira de Artesanato e Gastronomia do concelho.

GNR celebram 35 anos de carreira com biografia oficial e preparam DVD

© Lusa

Lusa
26/08/2025 06:16 ‧ há 3 horas por Lusa

Cultura

Festivais

Promovido pela Câmara de Crato, o festival, que teve a sua primeira edição em 1984, decorre no centro da vila e o programa deste ano, que decorre até sábado, integra 21 atuações, incluindo de DJ.

 

O diretor do certame, Joaquim Diogo, realçou o ecletismo do cartaz e argumentou que o Festival do Crato faz, nesta edição, aquilo que "faz todos os anos, [que] é tentar ser o mais abrangente possível e ir ao encontro de muitos gostos musicais".

"Temos uma forma de estar onde gostamos muito que as várias gerações possam experimentar aquilo que são diferentes ritmos de música e novos projetos, para que quem nos visite fique surpreendido", acrescentou.

A festa começa já hoje, com "um dia especial de entrada livre para todos, mesmo para quem não tem pulseira", que coincide com o dia de abertura da 39.ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato, a inaugurar às 19h00, de acordo com a organização.

Os concertos começam às 21h30, com os Vizinhos a darem o 'pontapé de saída' desta edição do Festival do Crato, seguidos pelas atuações de Os Raíz (com convidados especiais), Cutting Crew e Remember Old Times.

O segundo dia, quarta-feira, vai ser preenchido com o 'hip-hop' do grupo Wet Bed Gang, coletivo de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, Plutónio, Mizzy Miles e Dadda, ficando a quinta-feira reservada para o 'rapper' brasileiro Matuê, Lon3r Johny e ProfJam, a portuguesa Jüra (Joana Silva) e DJ LK da Escócia.

Dois dos nomes sonantes de sexta-feira são a banda britânica Skunk Anansie, liderada pela carismática Skin, e a banda portuguesa GNR, com Rui Reininho à cabeça.

Neste dia, está agendado também um espetáculo que junta em palco Luís Trigacheiro com dois convidados especiais, Diogo Piçarra e Buba Espinho, e a noite encerra com os DJ Matcho e Ana Isabel Arroja.

A última jornada do festival, no sábado, é preenchida pela cantora brasileira Daniela Mercury - que substituiu o também brasileiro Zé Filipe - pelos portugueses Fernando Daniel e Nena e, a fechar, Insert Coin.

Além da música ao longo destes cinco dias, os visitantes vão poder apreciar os trabalhos em exposição na 39.ª Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato.

Pelo festival, ao longo dos anos, já passaram "nomes reconhecidos internacionalmente", como os Beach Boys (sem os irmãos Wilson), The Animals, James, Scorpions ou Roger Hodgson (Supertramp).

Leia Também: Festa do Livro regressa ao Palácio de Belém entre 4 e 7 de setembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas