Artes QuebraJazz celebra "encontros que inspiram" em Coimbra

A 16.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz vai celebrar, em Coimbra, a alegria dos encontros, com cerca de 40 momentos culturais, a decorrer maioritariamente na Quinta das Lágrimas e nas escadas do Quebra Costas, revelou hoje a organização.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
26/05/2025 23:55 ‧ ontem por Lusa

Cultura

Coimbra

"Em 2025 celebra-se o tema 'Encontros', que inspiram, unem mundos e vozes distintas, e nos lembram que é na partilha que a arte ganha alma e se torna verdadeiramente viva. Vamos ter uma programação vibrante, com a diversidade das expressões artísticas, cruzamento de culturas e diálogo íntimo com a cidade de Coimbra", destacou Miguel Lima, da direção da Fundação Inês de Castro.

 

O Festival das Artes QuebraJazz decorre de 15 a 24 de julho na Quinta das Lágrimas, mudando-se para as escadas do Quebra Costas, no coração da cidade de Coimbra, de 25 de julho a 30 de agosto.

Sob o tema "Encontros", metade do programa é de entrada gratuita, reunindo perto de duas centenas de artistas em cerca de 40 momentos culturais.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, a diretora artística do festival, Cristina Castel-Branco, disse que irão levar programação aos municípios de Condeixa, Lisboa, Vila Viçosa e Évora.

Além de concertos, o festival apresenta uma programação complementar, com encontros gastronómicos, filmes, exposições, conversas e serviço educativo, a decorrer em vários espaços da cidade.

O festival arranca a 15 de julho com o concerto "Respeitosa Mente", que junta a Orquestra Jazz de Matosinhos, o fadista Ricardo Ribeiro e o pianista João Paulo Esteves da Silva.

Na noite de 16 de julho, estreia absoluta do primeiro encontro de quatro músicos: João Barradas, Aaron Parks, Peter Evans e Stéphanne Galland.

O dia 17 de julho arranca com o espetáculo para crianças entre os 6 e os 12 anos, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, intitulado "Marcamos encontro com os poemas?", enquanto à noite o palco do Anfiteatro Colina de Camões recebe Selma Uamusse, com a Orquestra Hot Clube de Portugal.

A programação de música clássica arranca a 18 de julho com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, num concerto intitulado "Tchaikovsky na senda de Mozart", enquanto, no dia seguinte, o palco do Anfiteatro Colina de Camões recebe dois concertos gratuitos.

O Festival das Artes Quebrajazz vai celebrar também a relação entre Japão e Portugal, com a viagem à Europa de quatro japoneses cristãos entre 1582 e 1590, a Embaixada Tensho, a ser o ponto de partida para um concerto itinerante dirigido pela maestrina Tomomi Nishimoto.

O programa consiste em concertos agendados para as cidades por onde os quatro jovens japoneses passaram há 440 anos: Lisboa, no Museu do Oriente no dia 16 de julho; Coimbra, Capela de São Miguel no dia 19 de julho; Vila Viçosa, Cineteatro Florbela Espanca a 20 de julho; e ainda Évora, Igreja do Espírito Santo a 21 de julho.

A 23 de julho, o palco do anfiteatro Colina de Camões acolhe um espetáculo que celebra os 100 anos do nascimento de Carlos Paredes; fechando a programação na Quinta das Lágrimas no dia seguinte, com Jordi Savall, gambista, maestro e compositor catalão especialista em música antiga.

As Ruínas de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, recebem a 27 de julho o concerto "The Cuban Piano-cello Project".

A partir dos dias 25 e 26 de julho e até ao final do mês de agosto, todas as sextas e sábados, haverá música jazz nas Escadas do Quebra Costas: 4Vector'tet (25 e 26 de julho), Trio CBF (01 e 02 de agosto), Three Dots (08 e 09 de agosto), Eugénia Contente Trio (15 e 16 de agosto), João Frade e João Silva (22 e 23 de agosto) e Novo Trio (29 e 30 de agosto).

O Festival das Artes QuebraJazz conta com um apoio de 90 mil euros da Câmara Municipal de Coimbra.

Leia Também: Abertas candidaturas a linhas de apoio do programa iberoamericano Ibercena

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas