A cantora lusodescendente Louane, representante de França na 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, sobe ao palco europeu esta quinta-feira para apresentar 'maman', em Basileia, na Suíça. A artista, que tem qualificação direta para a final do próximo sábado, irá atuar em Portugal em abril do próximo ano.
A música 'maman' é uma homenagem à sua mãe, Isabel Pinto dos Santos, que era filha de pai português e mãe brasileira, e morreu vítima de um cancro, em 2014, quando Louane tinha apenas 17 anos. Além da mãe, Louane já tinha perdido o pai cerca de um ano antes.
Em 'maman', a artista fala sobre a evolução da sua vida, desde a morte à mãe até à própria maternidade. "Eu mudei muito. Cresci. De ti guardei tudo o que me faz ser quem sou", ouve-se na canção em francês.
A música termina com a palavra 'maman' dita pela sua filha, Esmée, de cinco anos.
França, que passa automaticamente à final da Eurovisão por pertencer ao grupo dos 'Big 5', é uma das favoritas à vitória, segundo o site EurovisionWorld, que aglomera as principais casas de apostas.
'Maman' surge em 4.º lugar da tabela, com 6% de probabilidades de vencer, ficando atrás da Suécia (39%), Áustria (22%) e Países Baixos (6%).
Na quarta-feira, Louane anunciou a digressão internacional 'Not Solo', que arranca em Lisboa e passa por Londres, Berlim, Colónia e Amesterdão.
O concerto em Portugal realiza-se no LAV - Lisboa Ao Vivo a 16 de abril de 2026. Os bilhetes ficam disponíveis amanhã, 16 de maio, nos locais habituais e têm um custo de 30 euros.
Ao longo dos anos, Louane, que se tornou conhecida em França em 2013, tem falado pouco sobre a morte da sua mãe, recordou o Le Parisien. Em janeiro, quando anunciou que seria a representante de França na Eurovisão, fez uma dedicatória e partilhou um vídeo com imagens da sua infância e adolescência ao lado da mãe.
"Sonhaste em ver-me lá, mamã, sem saberes que um dia isso poderia acontecer. Claro que estás orgulhosa, claro que estás a ver de longe. Por isso, sabes que mais? Vou fazê-lo por nós, pelos nossos sonhos. Vou representar França no Festival Eurovisão da Canção", disse.
Louane, natural de Pas-de-Calais, tornou-se conhecida em França após participar no programa 'The Voice: La plus belle voix', em 2013 e, desde então, já vendeu mais de três milhões de álbuns.
Em 2014 foi uma das protagonistas do filme francês 'A Família Bélier', que inspirou 'CODA', vencedor do Óscar de Melhor Filme em 2022. O seu primeiro álbum, 'Chambre 12', que inclui o single 'Jour 1', foi divulgado em 2015 e tornou-se o álbum mais vendido de França naquele ano.
Leia Também: Últimos finalistas da Eurovisão são escolhidos esta quinta-feira