Dillaz e Van Zee atuam na Feira Agropecuária em Santiago do Cacém

A Feira Agropecuária e do Cavalo -- Santiagro realiza-se em Santiago do Cacém, entre 29 deste mês e 01 de junho, com mais de 200 expositores ligados ao mundo rural, espetáculos musicais, equestres e gastronomia.

Notícia

© Wikimedia Commons

Lusa
02/05/2025 19:50 ‧ ontem por Lusa

Cultura

Santiago do Cacém

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições da cidade alentejana e espera "atingir ou ultrapassar" os 50 mil visitantes.

 

Para a 37.ª edição da Santiagro, a entidade organizadora aposta mais uma vez no cartaz musical com concertos de Dillaz (29), Van Zee (30), Dino d'Santiago (31) e Os Quatro e Meia (01) dirigidos ao público mais jovem.

"É a feira agrícola, da pecuária e do cavalo mais importante de todo o Alentejo, que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos a todos os níveis, desde logo em número de visitantes, mas também expositores e isso é um sinal de que a feira está cada vez mais viva", disse o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

Segundo o autarca, o certame vai contar com "mais de 200 expositores" ligados ao mundo rural e outras atividades e uma mostra permanente de "mais de 200 animais", entre equídeos, bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

Com um orçamento de 426 mil euros, "mais 27%" do que em 2024, os promotores esperam que com a oferta diversificada da feira agrícola possam voltar a "atingir ou até mesmo ultrapassar" os 50 mil visitantes registados na última edição.

"O investimento que a câmara faz em toda a feira tem seguramente um retorno" do ponto de vista económico, considerou o autarca, acrescentando que a feira reflete "a imagem do próprio município", além "do mundo rural, da agricultura, da pecuária e da floresta".

Para assinalar a 37.ª edição da Santiagro, o município "aposta na inovação" e num programa com dezenas de atividades para todos os públicos e para as famílias ao longo de quatro dias.

A inauguração oficial da feira está agendada para 29 deste mês, às 17:30, com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística de Santiago do Cacém.

No segundo dia, realizam-se dois colóquios, no Auditório Municipal António Chainho, sobre a floresta e os créditos de carbono, e os incentivos e instrumentos financeiros para micro, pequenas e médias empresas, organizados pela Caixa Agrícola da Costa Azul e pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, respetivamente.

Também a pecuária, a floresta e o cavalo vão estar em evidência ao longo dos quatro dias, com batismos, galas equestres e gincanas, 'dressage', passeios de burro e pónei, demonstrações e tosquia de ovelhas e demonstrações de tratamento veterinário dentário ao cavalo.

O programa dos quatro dias da feira agrícola vai incluir, além do setor expositivo, 'showcooks', demonstração da arte da cocaria com degustação, 'workshops', provas de vinho, de rum e gin, demonstração de cocktails, passeios de 'tuk-tuk' motorizado, ordenha de cabras e alimentação de borregos, e garraiadas.

Experiências sensoriais com reptéis e aves e sensibilização ambiental, no Espaço Natura, demonstrações de meios da GNR, Cortejo e apresentação da Charanga da Guarda Nacional Republicana (30), espetáculo comemorativo do Dia da Criança (01 de junho) e um espetáculo de corais alentejanos (01), também fazem parte do programa.

O cartaz musical conta ainda com as atuações dos dj Lighthouse (29 de maio), Sara Santini e Christian F (30), Wilson Honrado e Miss Sheila, no dia 31 de maio.

Leia Também: Festival Cumplicidades celebra a dança e processos em palcos de Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas