Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Publicado primeiro livro sobre portugueses em Nova Jérsiia

O primeiro livro sobre a presença portuguesa no estado de Nova Jérsia, "Os portugueses em New Jersey", da autoria de Fernando Santos, chegou hoje às livrarias nos Estados Unidos.

Publicado primeiro livro sobre portugueses em Nova Jérsiia
Notícias ao Minuto

17:17 - 17/09/14 por Lusa

Cultura Livraria

"Ao contrário do que acontece com outras comunidades portuguesas numerosas dos Estados Unidos, a de Nova Jérsia não teria, sem este livro, um suporte bibliográfico público e de acesso fácil para que conste o nosso passado e presente entre as gerações futuras", afirmou o autor à agência Lusa.

Fernando Santos, de 69 anos, foi diretor do jornal Luso-Americano durante mais de 30 anos. A ideia de escrever este livro surgiu há vários anos, quando ainda dirigia esta publicação, mas apenas recentemente o projeto avançou.

Santos contou que "a ideia tornou-se obsessiva quando, nos anos 1990, a acentuada queda numérica da emigração portuguesa para os Estados Unidos tornou percetível que um dia, as comunidades portuguesas de Nova Jérsia, perdida a língua e possivelmente a cultura, se esvairiam na sociedade americana."

Quando se reformou, há quatro anos, o autor dedicou-se então a escrever as 542 páginas da obra.

Santos diz que o fez "para que não se esqueça nem a saga do emigrar, nem as vidas da emigração, nem as obras sonhadas dentro da pátria mas que tiveram de ser construídas fora dela."

Para além dos primeiros dias da presença portuguesa, graças aos contactos comerciais do século 18 entre a vizinha Filadélfia e portos portugueses, o autor refere ainda a história das principais comunidades portuguesas, das suas instituições, das suas empresas e do seu envolvimento político.

Fernando Santos espera que este livro sirva de base de investigação para quando se começar a perder à ligação à cultura e língua, como já começou a acontecer noutras comunidades mais antigas.

"Apesar de assentar em vários anos de investigação, este livro pretende ser, sobretudo, um livro de divulgação e escrito dentro do mais estrito sentido de serviço público", disse o autor, acrescentando que "deixa explicações e pistas por onde outros, a partir deste levantamento, poderão encontrar as constantes, as intermitências e os recuos do nosso devir comunitário."

O lançamento do livro coincide com a passagem dos 75 anos de publicação continua (1939-2014) do jornal Luso-Americano, um imeio de comunicação social comunitário que surgiu em Newark em 1928, mas que fechou alguns anos durante a recessão económica.

O livro está à venda na livraria e na página do Luso-Americano na Internet.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório