Procurar

Duas coproduções portuguesas no festival suíço de cinema Visions du Réel

Os filmes 'Aurora', do franco-brasileiro João Vieira Torres, e 'Nuit obscure - 'Ain't I a Child?'', do francês Sylvain George, ambos com coprodução portuguesa, vão competir no Festival Visions du Réel, em abril em Nyon, na Suíça.

Duas coproduções portuguesas no festival suíço de cinema Visions du Réel

© Shutterstock

Lusa
12/03/2025 22:24 ‧ há 6 meses por Lusa

Cultura

Cinema

A programação completa da 56.ª edição foi hoje revelada pela organização, contando com duas coproduções portuguesas na competição internacional de longas-metragens, além da já anunciada retrospetiva dedicada à realizadora portuguesa Cláudia Varejão.

 

'Aurora' é um registo documental do realizador franco-brasileiro João Vieira Torres, feito em coprodução com França e Portugal, pela produtora Primeira Idade e com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Na sequência de um sonho, João Vieira Torres partiu à procura dos filhos que a sua avó Aurora, parteira, ajudou a nascer. "Ao longo dos encontros com os vivos e os mortos, descobre destinos trágicos que retratam uma história estrutural de violência contra mulheres", refere o festival sobre este filme.

Também na competição internacional de longas-metragens, e igualmente em estreia mundial, figura 'Nuit obscure - 'Ain't I a Child?'', do realizador francês Sylvain George e coproduzido entre a Suíça e Portugal, pela Kintop.

De acordo com o festival, este filme é o "capítulo final de uma trilogia sobre políticas de migração" que o realizador fez, acompanhando três jovens de Marrocos em Paris.

Este terceiro documentário junta-se a 'Nuit obscure - 'Feuillets sauvages' (2022) e 'Nuit obscure - 'Au revoir ici, n'importe où'' (2023).

No Visions du Réel estarão também presentes, em estreia suíça, os filmes 'Tardes de solidão', um retrato da tauromaquia espanhola pelo realizador Albert Serra, e "Pedras Instáveis", filme experimental da polaca Ewelina Rosinska inspirado em paisagens portugueses, ambos com coprodução portuguesa.

A 56.ª edição do Visions du Réel está marcada de 04 a 13 de abril.

Este ano, o Visions du Réel presta homenagem à realizadora Cláudia Varejão, estando prevista uma 'masterclass' e uma retrospetiva, com quatro longas-metragens e sete 'curtas', filmes "profundamente contemporâneos" e que partilham de uma "forte perspetiva feminista", refere o festival.

Realizadora, argumentista e artista visual "profundamente em sintonia com o mundo sensível", Cláudia Varejão é autora de documentário e ficção, através do qual aborda questões sobre emancipação, relações pessoais e a vida quotidiana.

No seu cinema já deu voz à juventude 'queer' açoriana, em 'Lobo e Cão' (2022), retratou mulheres refugiadas em Portugal, na curta-metragem 'Kora' (2024), filmou japonesas pescadoras que mergulham em apneia nas águas do Pacífico, em 'Aman-san' (2016), ou ainda os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, com 'No escuro do cinema descalço os sapatos' (2016).

Leia Também: Filme de Edgar Pêra com Pessoa, Lovecraft e IA estreia-se no dia 20

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10