OE2025. Aprovada dotação de 500 mil euros para a promoção do mirandês

A Assembleia da República (AR) aprovou uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) que prevê uma dotação de 500 mil euros para dar início ao funcionamento de uma instituição de promoção da língua mirandesa, indicou hoje o partido.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
29/11/2024 11:56 ‧ há 2 semanas por Lusa

Cultura

Orçamento do Estado

"Esta medida do BE aprovada na quinta-feira, na AR, é fundamental para a preservação da segunda língua oficial portuguesa. O Bloco ficará atento sobre a execução orçamental da verba destinada para a instituição e para o início do funcionamento da entidade promotora da Língua Mirandesa", refere o partido numa nota enviada à agência Lusa.

 

Segundo os bloquistas, a proposta vai no sentido de o Governo adjudicar o investimento necessário para operacionalizar estratégias de proteção e promoção da língua mirandesa como língua viva, promovendo a criação de uma unidade orgânica própria.

O BE explica que a proposta aprovada, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado, contou com os votos a favor do BE, Livre, Partido Socialista, PCP, IL e PAN, com a abstenção do Chega e os votos contra do PSD e CDS-PP. 

Para o BE, a preservação da língua mirandesa é não só uma questão cultural e de identidade, mas indissociável de qualquer estratégia de desenvolvimento regional, fulcral para o progresso económico das suas instituições e da melhoria de vida dos seus habitantes.

"É também uma poderosa ferramenta para o combate o despovoamento da região, contribuindo para o reforço do vínculo dos mais jovens com a sua terra", justifica.

Há 25 anos que o mirandês foi reconhecido oficialmente, através da lei 7/99 que fazia da língua a segunda oficial no país, aprovada a 17 de setembro de 1998 e que entrou em vigor com a publicação em Diário da República a 29 de janeiro de 1999.

O BE relembra o estudo efetuado pela Universidade de Vigo (UV), de 2023, previa a possibilidade de extinção da língua próximo do ano 2050. 

"Infelizmente, a Língua Mirandesa corre sérios riscos, apesar de todo o empenho do povo da Terra de Miranda, da Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa, do município e do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro", indica o BE.

Leia Também: OE2025. Aprovadas oito propostas para o setor da Cultura

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas