Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Noite de Mac DeMarco no festival onde "tudo é lindo"

O anfiteatro de Paredes de Coura tinha sido classificado como o mais bonito de todos os festivais que Seasick Steve tinha visitado, mas foi Mac DeMarco que, na quinta-feira à noite, levou à exclamação de "tudo é lindo".

Noite de Mac DeMarco no festival onde "tudo é lindo"
Notícias ao Minuto

06:03 - 22/08/14 por Lusa

Cultura Paredes de Coura

No final da noite, durante o concerto de uns Franz Ferdinand que congregaram uma enchente de público, com um conjunto de adeptos geradores de uma permanente nuvem de pó, vários engenhos luminosos (também conhecidos por 'very-lights') foram acendidos, em particular durante a canção "Take Me Out", primeiro 'single' do grupo escocês.

Na primeira jornada com ocupação plena nos dois palcos do festival Vodafone Paredes de Coura, o público foi convidado por Mac DeMarco a subir ao palco principal para se juntar ao espetáculo, tendo o concerto do canadiano terminado com vários jovens abraçados ao cantor que tinha acabado de regressar de um salto para a multidão.

Na fase final do espetáculo de DeMarco, o artista ia apelando aos seguranças, com maior ou menor intensidade, para que permitissem a passagem de pessoas do público para o palco, deixando o repto para que quem quisesse "curtir depois do concerto" se juntasse: "Esperamos voltar em breve, mas, se não, vamos fazer com que conte".

Num concerto que abriu com a faixa que dá título a "Salad Days", o artista de 24 anos, envergando uma camisola de Elton John, continuou com "The Stars Keep On Calling My Name" para fortes aplausos do público.

Pelo meio, o guitarrista Andy White, na sua primeira digressão com a banda, foi instado pelo vocalista a dar-se a conhecer, pelo que se apresentou como natural da Florida, nos EUA, estreante em território português, estudante para monge e capaz de guiar sete tipos de carros que pediu ao público que repetisse: "Tudo é lindo".

Antes, no mesmo palco, mas de outra geração, o septuagenário Seasick Steve disse que Paredes de Coura era o 18.º festival em que atuava este verão, mas que era "o mais bonito", realçando ainda nunca ter visto "tantas miúdas bonitas num sítio ao mesmo tempo".

A tocar o seu blues com diversas guitarras por si construídas, incluindo uma com partes oferecidas pelo fundador dos White Stripes Jack White, Seasick Steve fazia-se acompanhar apenas por um baterista, exceto em "Walkin' Man", quando contou com a companhia de uma jovem do público.

No palco secundário, ainda Seasick Steve atuava, iniciou-se o concerto do ex-Sonic Youth Thurston Moore, onde se seguiram os 'rockeiros' norte-americanos Thee Oh Sees, regressados a Portugal depois do Primavera Sound, no Porto, em 2012, e a tocar perante uma série de 'crowdsurfers'.

O Vodafone Paredes de Coura prolonga-se até sábado, dia 23, e, de acordo com as expectativas da organização, deverá receber até 28 mil pessoas por dia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório