Em Lisboa, 'O Centro do Mundo' desafia limites do real e virtual

A nova criação de Ana Borralho & João Galante, "O Centro do Mundo", que usa a realidade virtual para desafiar as fronteiras entre o real e o ficcional, estreia-se terça-feira, no Teatro do Bairro Alto (TBA), em Lisboa.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
18/10/2024 15:26 ‧ 18/10/2024 por Lusa

Cultura

Teatro

A performance/instalação, apresentada no âmbito do festival Temps d'Images, volta a envolver diretamente o público, como em trabalhos anteriores, fazendo emergir as contradições humanas, segundo um texto do TBA sobre a peça.

 

Reconhecidos pela abordagem multidisciplinar, Ana Borralho & João Galante, que trabalham juntos desde 2001, têm um percurso marcado por performances que cruzam artes visuais, teatro e som.

As suas peças têm sido apresentadas em festivais nacionais e internacionais, em países como a França, Espanha, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Eslováquia e Finlândia.

Esta nova obra, como outras anteriores, explora o envolvimento direto do público - inspirada em testemunhos da rede social TikTok - criando uma comunidade temporária na qual se questionam as noções de identidade, indica o texto do Teatro do Bairro Alto, que acolhe apresentações até dia 25 de outubro.

'O Centro do Mundo' convida o espectador a entrar numa instalação de luz e som, utilizando óculos de realidade virtual, onde diversas personagens partilham vivências pessoais, "submersos num labirinto psíquico que esbate os limites entre o corpo e a mente", segundo a sinopse.

O conceito, direção artística e câmara de vídeo do espetáculo são de Ana Borralho & João Galante, contando com as interpretações de Ana Freitas, Gustavo Sumpta, Inês Cóias, Joana Bernardo, Maria Antunes e Marco Mendonça.

A dualidade entre real e virtual é um tema recorrente na obra de Borralho & Galante, explorados, nomeadamente, na peça estreada em 2023, 'Chatroom'.

Ana Borralho, nascida em Lagos, em 1972, e João Galante, nascido em Luanda, em 1968, conheceram-se quando estudavam artes plásticas na escola Ar.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e, enquanto atores e cocriadores, trabalharam regularmente com o grupo de Teatro Olho e com o encenador João Garcia Miguel.

Em parceria criaram, entre outras, as peças 'Mistermissmissmister' (2002), 'sexyMF' (2007), 'World of Interiors' (2010) ou 'Atlas' (2011).

Leia Também: Meta anunciou novos (e mais baratos) óculos de Realidade Virtual

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas