Meteorologia

  • 08 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 23º

Concurso para Museu da Música no Palácio de Mafra relançado por lotes

A Câmara de Mafra deliberou dividir por lotes de especialidades o concurso para a instalação do Museu Nacional da Música no Palácio de Mafra, num investimento de 1,3 milhões de euros.

Concurso para Museu da Música no Palácio de Mafra relançado por lotes
Notícias ao Minuto

19:32 - 13/09/24 por Lusa

Cultura Mafra

A instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra já tinha sido alvo de concurso, no final de maio, mas o júri decidiu, por unanimidade, excluir as duas propostas concorrentes e avançar com um novo procedimento, dividido em três lotes, refere a deliberação a que a agência Lusa teve hoje acesso.

 

A decisão tem em conta "um conjunto de considerandos acerca da necessidade de proceder à instalação de museografia", especificando que a intervenção passará por aquisição de construções de museografia, grafismos, iluminação, equipamentos de controlo de temperatura e humidade, cortinas, tapetes, equipamentos de apoio à exposição, equipamentos para controlo lumínico de janelas, mobiliário diverso, materiais de apoio ao laboratório, equipamentos multimédia e respetivos conteúdos de apoio à exposição".

Assim, o concurso será lançado em três lotes com as especialidades de museografia, multimédia e equipamentos, com o preço contratual base de, respetivamente, 866.572,20 euros, 329.764 euros e 195.877,93 euros.

As intervenções no Palácio Nacional de Mafra são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem previsto um financiamento total de cerca de 13 milhões para o monumento.

A autarquia lançou já concursos de 5,8 milhões de euros para obras de restauro e conservação da biblioteca, basílica, envolvente e claustros do Palácio Nacional de Mafra.

O património mais importante do Palácio Nacional de Mafra é composto pelo maior conjunto sineiro do mundo, com dois carrilhões e 119 sinos, repartidos por sinos das horas, da liturgia e dos carrilhões, seis órgãos históricos e a biblioteca.

O monumento vai também albergar o Museu Nacional da Música, com uma das mais ricas coleções da Europa de instrumentos musicais, com um acervo composto por mil instrumentos dos séculos XVI ao XX, de tradição erudita e popular.

Destacam-se o cravo Taskin, construído em 1782 a pedido do rei Luís XVI de França, o violoncelo Stradivarius, que pertenceu ao rei Luís [de Portugal], o piano que foi usado pelo compositor e pianista Franz Liszt quando em 1845 esteve em digressão em Portugal, e ainda os cravos Antunes, de 1758 e 1789, que são tesouros nacionais.

Fazem também parte do museu vários espólios documentais e coleções fonográficas e iconográficas do maior relevo.

O Palácio Nacional de Mafra foi classificado como Património Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em julho de 2019.

Leia Também: Turismo. Cimeira da CTP debate desafios do setor no dia 27 em Mafra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório