Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Exposição em Lisboa mostra espólio de dois colecionadores

"Uma coleção, dois colecionadores: Pereira e Sousa - Mendonça Cortês" é o título da exposição patente até 20 de setembro no Museu do Livro, instalado no piso 03 da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa, divulgou esta instituição.

Exposição em Lisboa mostra espólio de dois colecionadores
Notícias ao Minuto

17:35 - 14/08/14 por Lusa

Cultura Biblioteca

A exposição procura evidenciar "a riqueza destas duas coleções [que se interligam], referentes a diferentes tópicos de interesse". Nos dias 18 de agosto, 01 e 15 de setembro, sempre às 15:00, Pedro Pinto orienta uma visita guiada.

"Ao longo de décadas, o conservador da BNP Francisco Joaquim Pereira e Sousa reuniu uma impressionante coleção de manuscritos, entre originais e cópias, da sua lavra e de outras proveniências, a que foi juntando impressos de natureza vária, que organizou cronologicamente", que agora se expõe, explica a instituição.

À data da sua morte, em 1851, esta coleção contava 175 volumes, que se encontravam arrumados em vários quartos do Convento de São Francisco, onde na época estava instalada a Biblioteca Nacional, e onde também vivia o conservador. Esta coleção foi dispersa, tendo metade dela sido adquirida pelo numismata Teixeira de Aragão que a vendeu, posteriormente, à BNP.

"A outra metade ficou na posse do multifacetado político algarvio João José de Mendonça Cortês (1836-1912), que, entre outros ofícios, foi romancista, inventor e fotógrafo, sendo também colecionador. Mendonça Cortês continuou a adquirir manuscritos e a complementar a coleção de Pereira e Sousa até à sua morte, em Paris, e, mais tarde, os seus herdeiros venderam a coleção à biblioteca da então recém-fundada Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa".

Uma outra parte da coleção, a que foi adquirida pela BNP, "expurgada dos documentos sobre moeda, encontra-se hoje no Museu Nacional de Arqueologia".

sa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório