Dança típica de Pernambuco eleita património cultural imaterial da humanidade

O frevo, dança carnavalesca típica da região de Pernambuco, no nordeste do Brasil, foi eleito, esta quarta-feira, património cultural imaterial da humanidade pela Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Notícia

© Lusa

Lusa
05/12/2012 18:55 ‧ 05/12/2012 por Lusa

Cultura

UNESCO

A notícia foi festejada com entusiasmo pela delegação brasileira, chefiada pela ministra da cultura, Marta Suplicy, que acompanhava as discussões em Paris.

De acordo com o diário brasileiro Folha de São Paulo, a ministra destacou a importância do reconhecimento, explicando que o frevo representa ao mesmo tempo uma manifestação de dança, capoeira (arte marcial), música e artesanato.

"É um enorme orgulho ter todas essas capacidades reconhecidas. O reconhecimento nesse nível internacional vai ajudar a manter essa riqueza, que é nossa, por muitos e muitos séculos", declarou a ministra, citada pela "Folha".

Surgido no final do século XIX, o frevo é ao mesmo tempo um ritmo musical e uma dança, típicas do período do carnaval.

O passo, extremamente acelerado, sofreu forte influência da capoeira, uma manifestação cultural surgida com os escravos africanos.

A classificação como património cultural imaterial da humanidade pretende reconhecer e salvaguardar práticas e expressões culturais vivas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas