Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
31º
MIN 23º MÁX 38º

Aveiro 2024 exibe obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado

A Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) inaugura no sábado uma exposição no Museu de Aveiro/Santa Joana, inserida na programação de Aveiro 2024 Capital Portuguesa da Cultura, com algumas obras que serão exibidas pela primeira vez ao público.

Aveiro 2024 exibe obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado
Notícias ao Minuto

23:06 - 09/07/24 por Lusa

Cultura Arte

Segundo uma nota da Museus e Monumentos de Portugal (MMP), a mostra "Imaginário coletivo", realizada no âmbito de uma parceria entre a MMP e a Câmara de Aveiro, "dá continuidade ao programa de circulação da CACE no território nacional".

A exposição, com curadoria da historiadora de arte Sandra Vieira Jürgens, procura construir "um percurso por uma paisagem fictícia em diálogo com o território e em articulação com os conceitos e fios condutores da programação de Aveiro 2024: identidade, Democracia, Sustentabilidade e Tecnologia".

"Estão reunidas obras adquiridas pela Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea, no âmbito do programa anual de aquisição de arte contemporânea, que serão exibidas pela primeira vez ao público e outras pertencentes ao seu acervo, que se encontram em depósito junto de várias instituições e municípios do país", refere a mesma nota.

A mostra, que pode ser vista até 22 de setembro, apresenta um conjunto de obras de arte de autores nacionais e internacionais, entre os quais Paula Rego, Ana Hatherly, Álvaro Lapa, Donald Judd, Julião Sarmento e Lourdes Castro.

A CACE é uma coleção de arte contemporânea de natureza pública, iniciada pelo Estado em 1976 e tutelada pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Leia Também: Peça 'Terminal ou o estado do mundo' abre hoje Festival de Almada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório