Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Sepulcro megalítico é Sítio de Interesse Público

O Tholos do Escoural, um sepulcro megalítico existente numa herdade nas imediações da Gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, foi classificado como Sítio de Interesse Público, divulgou hoje a câmara municipal.

Sepulcro megalítico é Sítio de Interesse Público
Notícias ao Minuto

15:21 - 05/08/14 por Lusa

Cultura Câmara Municipal

A classificação do monumento, localizado na Herdade da Sala, na freguesia de Santiago do Escoural, consta de uma portaria da Secretaria de Estado da Cultura, publicada na segunda-feira em Diário da República.

Trata-se de um bem que interessa enquanto "testemunho simbólico ou religioso" e "testemunho notável de vivências ou factos históricos", tendo importante valor estético e técnico e para investigação histórica e científica.

O Tholos do Escoural, nas imediações da Gruta do Escoural, é constituído por uma câmara circular, com cerca de seis metros de diâmetro, já sem cúpula, revestida com pequenas lajes verticais e acessível por corredor e pequeno átrio.

"Tal como o povoado calcolítico que se ergue na vizinhança, este grande sepulcro terá sido construído após o abandono da gruta epónima, até então com utilização funerária, no final do Neolítico", acrescentou o município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório