Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

1ª Bienal Artista na Cidade teve cerca de 14 mil espectadores

A 1ª edição da Bienal Artista na Cidade, que decorreu em Lisboa, entre 3 de Fevereiro e 30 de Novembro dedicada à obra da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker recebeu cerca de 14 mil espectadores.

1ª Bienal Artista na Cidade teve cerca de 14 mil espectadores
Notícias ao Minuto

20:38 - 04/12/12 por Lusa

Cultura EGEAC

De acordo com uma fonte do gabinete de comunicação da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), uma das entidades responsáveis pela organização do evento, o público aderiu de forma expressiva ao programa, composto pelos espectáculos de dança e o lançamento de um livro.

Globalmente, foram 13.894 espectadores, sem reunir o evento no Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Chiado, com ‘Violin Phase’, indicou a mesma fonte.

Foram apresentadas 12 coreografias emblemáticas do percurso artístico de Anne Teresa De Keersmaeker pelos parceiros da bienal: o Centro Cultural de Belém, o alkantara festival, a Companhia Nacional de Bailado (CNB), a Culturgest, o Festival Temps d’Images, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Teatro Maria Matos e o Teatro São Luiz.

De acordo com a mesma fonte, no CCB estiveram mais de 4.154 espectadores, no Teatro Camões 3.323, na Gulbenkian 2.059, no Teatro São Luiz 1.365, na Culturgest 899 e no Martim Moniz, para o ‘Bal Moderne’, 1.600 pessoas.

Foram apresentadas coreografias como ‘Fase, four movements to the music of Steve Reich’, ‘Rosas danst Rosas’, ‘Elena’s Ária’, ‘Bartók/Mikrokosmos’, ‘En Atendant’, ‘Cesena’, ‘3 Abschied’, ‘Drumming’ e ‘Dancing KDS’.

Além dos espectáculos da companhia da coreógrafa, a Companhia Nacional de Bailado interpretou, no Teatro Camões, as peças ‘Grosse Fuge’, ‘Prelúdio à sesta de um Fauno’ e ‘Noite Transfigurada’.

Esta primeira Bienal Artista na Cidade prestou homenagem à dança contemporânea com um programa de espectáculos dedicado ao trabalho de uma das mais destacadas coreógrafas da actualidade, Anne Teresa De Keersmaeker.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório