Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

Música e cinema no Jardim de Verão da Gulbenkian a partir de hoje

Princezito, Soluna, Leo Middea, Umafricana e Kimi Djabaté estão entre os artistas que integram a programação Jardim de Verão, de entrada gratuita, que acontece a partir de hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Música e cinema no Jardim de Verão da Gulbenkian a partir de hoje
Notícias ao Minuto

09:22 - 22/06/24 por Lusa

Cultura Lisboa

Este ano, o Jardim de Verão "volta a celebrar os sons e os ritmos de várias culturas, apresentando, além de música, histórias e testemunhos que se expressam também através de imagens e palavras", com curadoria do cantor Dino D'Santiago, na área da música, da artista visual Maíra Zenun, no cinema, e do músico e escritor Kalaf Epalanga, nas conversas.

De acordo com informação disponível no 'site' oficial da Fundação Calouste Gulbenkian, o Jardim de Verão passa este ano a ocupar também espaços dentro de portas.

Os concertos e DJ 'sets' vão dividir-se entre o Sítio da Oliveira, o Anfiteatro ao Ar Livre e o Grande Auditório. O ciclo de conversas acontece no Auditório 2 e o ciclo de cinema no Anfiteatro ao Ar Livre.

O cartaz de Jardim de Verão, que acontece hoje, no domingo e nos dias 29 e 30 de junho e 06 e 07 de julho, inclui Kimi Djabaté, Umafricana, Soluna, Jéssica Pina, Indi Mateta, Japa System, Assa Matusse, Luiz Caracol, João Caetano, Berlok, Princezito, Dieg, Cremilda Medina e Leo Middea.

O ciclo de cinema do Jardim de Verão, 'Africanidades e Suas Paisagens Humanas', inclui nove filmes de ficção que são apresentados hoje e nos dias 29 de junho e 06 de julho.

"Neste verão de 2024, ano em que se celebram datas tão importantes quanto os 50 anos do 25 de Abril e os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral, vamos a descobrir essas histórias, ouvir as suas versões do tempo e deixarmo-nos levar pelas poéticas que compõem esta cinematografia negra, cada vez mais interessante, plural, pujante e potente", lê-se no 'site' da Gulbenkian.

A sessão de hoje reúne cinco curtas-metragens, de produção local, realizadas nos últimos cinco anos, "que mostram a diversidade do cinema negro realizado em Portugal".

A sessão de 29 de junho inclui "uma breve retrospetiva em dois filmes da Mostra Internacional de Cinema na Cova -- África e Suas Diásporas, que nos últimos anos tem levado ao bairro da Cova da Moura uma enorme diversidade de obras produzidas por pessoas negras, de todas as partes do mundo".

Na terceira sessão, em 06 de julho, serão exibidos dois filmes produzidos por pessoas da diáspora africana na Europa, "propondo uma reflexão sobre cinema, poder, poética, mulheres negras, política dos afetos e continuidades coloniais".

O ciclo de conversas começa hoje com a historiadora Ana Paula Tavares e a escritora Tatiana Salem Levy a refletirem "sobre a arte de narrar histórias complexas".

Na segunda sessão, no domingo, as autoras Nuna e Maria Leitão refletem sobre a importância da literatura infantil na formação das crianças.

Em 29 de junho, a escritora Gisela Casimiro, a tradutora Margarida Vale de Gato, o ator, 'slammer' e videógrafo DJ Huba e o poeta e artista visual António Poppe apresentam uma conversa/performance inspirada em Lisboa e nos poetas que os antecederam.

No dia 30 de junho, os atores Carla Costa Gomes, Miguel Sermão, Isabél Zuaa e Marco Mendonça homenageiam a poesia angolana com a leitura de uma coleção de poemas selecionados por Irene Guerra Marques e Carlos Ferreira.

Em 06 de julho, o escritor Bruno Vieira Amaral e a 'rapper' Telma Tvon conversam sobre os lugares esquecidos à volta da cidade de Lisboa, e no dia 07 os atores Nádia Yracema, Joãozinho da Costa, Ana Valentim e Matamba Joaquim são protagonistas de uma performance literária inspirada nas cartas do histórico líder das independências de Cabo Verde e Guiné-Bissau Amílcar Cabral à sua mulher, escritas entre as décadas de 1940 e 1960.

A programação completa do Jardim de Verão pode ser consultada online através do seguinte link: https://gulbenkian.pt/jardim-de-verao/.

Leia Também: RiR hoje e domingo com Jonas Brothers e Doja Cat como cabeças de cartaz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório