Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 32º

Festa do Cinema Francês dedica retrospetiva a Chris Marker

A Festa do Cinema Francês regressa a 03 de outubro, com uma planeada passagem por nove cidades portuguesas, propondo uma retrospetiva do cineasta Chris Marker e duas novas secções, dedicadas à comédia e às coproduções franco-belgas.

Festa do Cinema Francês dedica retrospetiva a Chris Marker
Notícias ao Minuto

22:30 - 20/06/24 por Lusa

Cultura Cinema

De acordo com a organização, num comunicado divulgado hoje, a 25.ª edição da Festa do Cinema Francês vai decorrer até 30 de novembro e contará ainda com as habituais secções "Antestreia", "Inéditos", "Segunda Chance", "Cinema à Mesa" e "CineJovem".

Este ano, a festa vai realizar-se em Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Beja, Viseu, Faro e Lagos, e tem como destaque uma retrospetiva integral do trabalho do cineasta Chris Marker (1921-2012), a ser exibida na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, durante o mês de novembro.

Ao longo de seis décadas, o cineasta, fotógrafo, ilustrador, ensaísta e crítico francês desenvolveu um cinema essencialmente documental, tendo contribuído "decisivamente para a renovação do documentário" e influenciado sucessivas gerações de criadores, graças ao seu estilo de trabalho, "muito pessoal e de forte pendor ensaístico", destaca a organização.

Entre curtas e longas-metragens, como "Sans Soleil" (1982) ou "Level Five" (1995), a retrospetiva revela mais de meia centena de filmes e vídeos, incluindo títulos realizados para a televisão, trabalhos que apontam para a procura de novas formas por parte de um criador profundamente original.

Outro destaque desta programação é a estreia de duas novas secções, intituladas "Rir à grande e à francesa" e "Uma Língua, Múltiplos Olhares - a coprodução franco-belga".

A primeira é um programa especial composto por filmes de comédia, enquanto a segunda integra obras que resultam de coproduções franco-belgas.

Além destas, estão de regresso outras secções já habituais na Festa do Cinema Francês, como é o caso de "Antestreias", composta por obras recentemente estreadas em França e que estreiam muito brevemente nas salas portuguesas, constituindo, assim, uma oportunidade única para ver estes filmes em primeira mão.

"Filmes inéditos" é outra dessas secções e consiste numa seleção de produções recentes cuja distribuição comercial ainda não está assegurada em Portugal.

A secção "Cinema à Mesa" é composta por filmes dedicados à gastronomia, enquanto a "CineJovem e sessões escolares" debruça-se sobre filmes dedicados ao público mais novo.

"Segunda Chance" é - como o próprio nome indica - uma oportunidade para rever filmes que já estrearam em sala.

Para esta 25.ª edição da Festa, estão programadas dezenas de filmes de diferentes géneros e estilos cinematográficos, cujos títulos serão anunciados brevemente, tal como os nomes dos muitos convidados esperados, entre atores e realizadores.

Quanto ao calendário, a Festa do Cinema Francês vai estar no Cinema São Jorge de 03 a 13 de outubro e na Cinemateca Portuguesa, ambos em Lisboa, de 02 a 30 de novembro.

Saindo de Lisboa, passará por Almada entre 08 e 12 de outubro, por Lagos entre 08 e 11 do mesmo mês, por Faro entre 09 e 11, por Coimbra de 14 a 18, por Viseu de 16 a 18 e por Oeiras de 17 a 25.

A Festa chega no dia 16 de outubro ao Porto, onde se estenderá até 23 de novembro, e passa por Beja nos dias 05 e 06 desse mesmo mês.

Leia Também: Melhores curtas-metragens do ano vão passar no Cinema São Jorge

Recomendados para si

;
Campo obrigatório