Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 27º

Companhia de Dança de Évora estreia criação inspirada em 'Hamlet'

A criação 'Hamlet: Out of Joint', da coreógrafa Nélia Pinheiro, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), estreia em 9 de novembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão (Braga), foi na quinta-feira anunciado.

Companhia de Dança de Évora estreia criação inspirada em 'Hamlet'
Notícias ao Minuto

12:33 - 21/06/24 por Lusa

Cultura Dança

Trata-se de uma coprodução entre a CDCE, a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e o JÁ International Theater, com o apoio do CAM Centro Artes Marvila, Associação e do Museu de História Natural, em Lisboa.

A coreografia foi criada num percurso de residências artísticas entre Évora, no espaço Black Box da CDCE, e Lisboa, no Centro Artes Marvila e no Museu de História Natural, explicou hoje a companhia de dança alentejana, em comunicado.

Segundo a CDCE, 'Hamlet: Out of Joint' resulta de "um trabalho dramatúrgico que atualiza a obra de Shakespeare", poeta e dramaturgo inglês dos séculos XVI e XVII.

"Explora a identidade da personagem Hamlet", transcendendo as palavras do próprio autor ao mergulhar "no reino das emoções cruas" e da sua "angústia existencial", indicou.

De acordo com a CDCE, "em cena assiste-se a um diálogo entre a dança contemporânea e a linguagem do cinema", em que um bailarino interpreta "a dualidade de Hamlet", explorando "a sua luta interna entre vingança e consciência, loucura e sanidade".

"O público é convidado a mergulhar na jornada solitária de um homem que questiona a existência, a moralidade e o propósito, capturando a essência atemporal da obra de Shakespeare de uma maneira contemporânea", assegurou.

A direção e coreografia de 'Hamlet: Out of Joint' são da autoria da coreógrafa da CDCE Nélia Pinheiro, enquanto a dramaturgia e filme pertencem a Suresh Nampuri, diretor artístico e encenador do JÁ International Theater.

O bailarino principal é Gonçalo Almeida Andrade, que interpreta 'Hamlet', sendo a equipa artística associada à criação composta também por bailarinos e atores portugueses e ingleses das companhias envolvidas.

A estreia na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão está marcada para as 21h30 de 9 de novembro.

Fonte da CDCE revelou à agência Lusa que está previsto que o espetáculo seja também apresentado 'em casa', em Évora, no Salão Central Eborense, no dia 23 de novembro, às 21h30.

Leia Também: Semana internacional do Piano de Óbidos arranca na sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório