Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Filme 'A Sala de Professores' vence Prémio dos Críticos da América Latina

O filme "A Sala de Professores", do realizador alemão Ilker Çatak, venceu a primeira edição do Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, que tinha "Mal Viver", de João Canijo, entre os finalistas.

Filme 'A Sala de Professores' vence Prémio dos Críticos da América Latina
Notícias ao Minuto

21:48 - 10/06/24 por Lusa

Cultura Prémio

O anúncio foi feito durante o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, a decorrer até ao próximo sábado.

O prémio é uma iniciativa da rede European Film Promotion, que congrega os institutos de cinema de 37 países, incluindo o Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal, que decidiu criar um prémio da crítica latino-americana para "dar mais visibilidade e impulsionar a circulação de filmes europeus" naquele território.

"A Sala de Professores" acompanha uma professora que se confronta com o sistema escolar quando tem de investigar um dos seus alunos, suspeito de uma série de roubos na escola.

O filme, que se estreou nas salas portuguesas em fevereiro, foi premiado no Festival de Berlim em 2023, nomeado para os Óscares e também conquistou, em abril, o LUX - Prémio Europeu do Público, atribuído pelo Parlamento Europeu e pela Academia de Cinema Europeu.

O vencedor do Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus foi escolhido por 34 críticos de cinema e jornalistas de 13 países da América Latina.

Além de "Mal Viver", era finalista ao prémio o filme grego "Animal", de Sofia Exarchou.

Entre outros prémios, João Canijo recebeu o Urso de Prata do Prémio do Júri do Festival de Berlim 2023 por "Mal Viver".

Leia Também: Animação portuguesa mais reconhecida em França que em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório