A exposição resulta de uma parceria entre o Museu Francisco Tavares Proença Júnior e o Museu do Neo--Realismo, em Vila Franca de Xira, e vai estar patente ao público, em Castelo Branco, de sexta-feira ao dia 31 de outubro.
De acordo com uma nota da Câmara Municipal de Castelo Branco, a exposição conta com a curadoria de David Santos, historiador de arte e curador de arte moderna e contemporânea, e diretor científico do Museu do Neo-Realismo.
"Entre promessas de emancipação e poéticas resistentes, uma fatura de modernidade estética particulariza os resultados do neorrealismo português, mesmo quando retrata a figuração do povo e as suas condições sociais mais desfavoráveis", sintetizou David Santos.
Os visitantes podem conhecer o trabalho de 37 artistas, através de suportes diferentes, desde pinturas, desenhos, gravuras e fotografias.
A exposição conta com trabalhos de Alice Jorge, José Dias Coelho, Júlio Pomar, Júlio Resende, Lima de Freitas, Maria Barreira, Maria Keil, Querubim Lapa, Rogério Ribeiro, Sá Nogueira, entre outros.
Leia Também: Novo festival dedicado ao afro pop, reggae e trap em Oeiras em setembro