Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

ARCOlisboa termina com cerca de 13 mil visitantes e "balanço positivo"

A sétima edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOlisboa termina hoje com "balanço positivo", "bom ritmo de vendas" e presença de cerca de 13 mil visitantes, com a próxima edição agendada para 29 de maio de 2025.

ARCOlisboa termina com cerca de 13 mil visitantes e "balanço positivo"
Notícias ao Minuto

15:45 - 26/05/24 por Lusa

Cultura ARCOLisboa

Em comunicado, a organização, que integra a IFEMA Madrid e a Câmara Municipal de Lisboa, dá conta de que a feira de arte contemporânea termina hoje à tarde "com um balanço positivo", destacando que o "bom ritmo de vendas manifestado pelas galerias confirma o compromisso de colecionadores portugueses e internacionais".

"A ARCOlisboa (...) estima alcançar um número de cerca de 13 mil visitante", lê-se no comunicado, acrescentando que a edição deste ano teve a participação de 84 galerias de 15 países, "cujos conteúdos artísticos foram o melhor atrativo para um colecionismo de qualidade".

Destaca "as aquisições relevantes" feitas, nomeadamente as 15 obras, de sete artistas, compradas pela Câmara de Lisboa, e a Fundação ARCO, que adquiriu obra da artista portuguesa Sara Bichão, da galeria Filomena Soares.

Adianta também que o prémio Fundação Millenium BCP para o melhor stand da feira foi dado à galeria Ehrhardt Flórez.

Já o expositor da 4710 Gallery -- Tiflis ganhou o prémio Opening Lisboa, "pela qualidade dos seus trabalhos, a coerência narrativa do stand e o seu compromisso com as práticas emergentes do seu país", tendo recebido como prémio a devolução do preço do seu espaço na feira.

A ARCOlisboa está instalada na Cordoaria Nacional e a organização entende que o evento já se consolidou como "o grande encontro internacional de arte contemporânea em Portugal e instrumento essencial para a visibilidade de artistas portugueses perante instituições internacionais e mais de 150 colecionadores vindos da Europa e da América."

"O interesse despertado pelas propostas artísticas das galerias participantes foi, juntamente com o programa social e cultural da cidade, o melhor atrativo para destacar colecionadores e profissionais internacionais", sublinha.

A próxima edição do evento acontece em 2025, entre os dias 29 de maio e 01 de junho.

Leia Também: Galerias com boas expectativas para ARCOlisboa que "traz sempre algo novo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório