Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
27º
MIN 14º MÁX 27º

Prémios Sophia do cinema português são conhecidos hoje

A Academia Portuguesa de Cinema atribui hoje os prémios Sophia, com 'Não sou nada -- The Nothingness Club', de Edgar Pêra, a liderar as nomeações e com Luís Cília e Rui Simões e receberem prémios de carreira.

Prémios Sophia do cinema português são conhecidos hoje
Notícias ao Minuto

06:54 - 26/05/24 por Lusa

Cultura Cinema

A 13.ª cerimónia dos prémios Sophia, que acontece sob o tema 'Cinema é Liberdade', decorrerá no Casino Estoril, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa, e será transmitida na RTP2.

Este ano, o filme de Edgar Pêra em torno dos heterónimos do poeta Fernando Pessoa lidera os Sophia com 15 nomeações, seguindo-se 'Great Yarmouth -- Provisional Figures', de Marco Martins, sobre emigração portuguesa e relações laborais no Reino Unido, com 13 indicações.

As longas-metragens de Edgar Pêra e de Marco Martins estão nomeadas nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador.

Pelos Sophia de Melhor Filme e de Melhor Realizador competem ainda 'Nação Valente', de Carlos Conceição, e 'Mal Viver', de João Canijo, que estão nomeados em dez e oito categorias, respetivamente.

Na categoria de Melhor Atriz Principal estão indicadas Anabela Moreira (por 'Mal Viver'), Beatriz Batarda ('Great Yarmouth -- Provisional Figures'), Carla Maciel ('Légua') e Joana Bernardo ('A Noiva').

Já na categoria de Melhor Ator Principal competem João Arrais ('Nação Valente'), Miguel Borges ('Não sou Nada -- The Nothingness Club'), Rafael Morais ('Amadeo') e Rui Morrisson ('Sombras Brancas').

Na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem surgem 'Águas do Pastaza', de Inês T. Alves, 'O que podem as palavras', de Luísa Sequeira e Luísa Marinho, 'Super Natural', de Jorge Jácome, e 'Viagem ao Sol', de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias.

Para o Sophia de Melhor Série/Telefilme foram nomeados 'Cavalos de Corrida', de André Santos e Marco Leão, 'Emília', de Filipa Amaro, 'Rabo de Peixe', de Augusto Fraga, e 'Salgueiro Maia -- O Implicado', de Sérgio Graciano.

Os Sophia de Carreira serão entregues ao músico Luís Cília, de 81 anos, um dos 'cantores de Abril' e que nos últimos anos se tem dedicado apenas à composição, nomeadamente para teatro, dança e cinema, e ao realizador Rui Simões, que celebrou 80 anos de vida e 50 de uma carreira quase toda dedicada ao documentário.

Leia Também: Presidente da República felicita cinema português distinguido em Cannes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório