Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

'Caminhos de Retorno'. Manoel Quitério assinala nova exposição em Lisboa

Trata-se da segunda exposição individual do artista plástico Manoel Quitério, em Portugal.

'Caminhos de Retorno'. Manoel Quitério assinala nova exposição em Lisboa
Notícias ao Minuto

23:07 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto

Cultura Exposição

A exposição 'Caminhos de Retorno', do artista plástico brasileiro Manoel Quitério, estreia-se no Coletivo Amarelo, em Lisboa, a 18 de abril, estendendo-se até 16 de junho no mesmo espaço.

Trata-se da segunda exposição individual de Quitério em Portugal, lê-se em comunicado, explicando que esta nova série de pinturas a óleo sobre tela tem curadoria de Cristiana Tejo.

"Inspiradas na pesquisa que o brasileiro desenvolve na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, as telas ressinificam os arcanos maiores do tarot, imprimindo-lhes o conceito de direito ao pertencimento, que pesquisa no mestrado na Faculdade de Belas Artes de Lisboa", lê-se na nota informativa, onde o próprio Quitério resume que "a arte é um recetáculo".

"Tudo a ser lembrado, a imagem do que é sagrado e os seus valores ficam nesse glossário de cultura. Proponho essa revisitação como sobrevivência. A arte como manutenção da vida e das suas narrativas. A cidade é um lugar que tem que caber todo mundo", disse.

A abertura de 'Caminhos de Retorno' contará com um 'pocket show' de Ely Janoville, às 20h00. A artista Juliana Matsumura também participa, ocupando o 'project room' do Coletivo Amarelo. A entrada é gratuita.

Leia Também: Exposição em Londres quer promover "valores de abril" na comunidade lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório