Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Festival em Montemor-o-Novo com contos, música e teatro em maio

Sessões de contos, concertos, teatro, poesia e cinema fazem parte do programa da 14.ª Festa dos Contos - Festival da Palavra em Montemor-o-Novo (Évora), entre os dias 16 e 19 de maio, divulgou hoje a organização.

Festival em Montemor-o-Novo com contos, música e teatro em maio
Notícias ao Minuto

13:18 - 15/04/24 por Lusa

Cultura 25 Abril

Com organização da Trimagisto -- Cooperativa de Experimentação Teatral, o evento vai decorrer entre o Cineteatro Curvo Semedo, a Tenda dos Contos e a Biblioteca Municipal Almeida Faria.

A temática escolhida para a iniciativa deste ano é "50 anos do 25 de Abril: quais palavras não dizemos para sermos livres?", indicou a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.

Coincidindo com os 50 anos de democracia em Portugal, o evento pretende abordar "as palavras que libertam ou, de forma irónica, que palavras aprisionamos para sermos livres", assinalou a entidade promotora.

É "fundamental proporcionar um ambiente natural e cultural" entre artistas e espetadores, "explorando o poder da palavra em todas as fases", frisou.

"A palavra dita, ouvida, cantada, cuidada e, até mesmo, a palavra omitida" têm o seu espaço neste certame e, "no ano em que se celebram 50 anos do 25 de Abril, [tal] não poderia fazer mais sentido", argumentou a Trimagisto.

Segundo a organização, a Festa dos Contos -- Festival da Palavra "é mais do que um simples festival, é um lugar convidativo e gratuito" no qual, durante "quatro dias emocionantes", os participantes terão acesso a "um programa de excelência".

"Trata-se de um festival diversificado que celebra a riqueza da palavra em todas as suas variadas formas", argumentou.

Por isso, o programa engloba sessões de contos, concertos, teatro, poesia, cinema, 'spoken word', performances, conversas e exposições, enumerou a organização.

A festa, onde "cabe toda a gente", conta com a participação de artistas como Jorge Serafim, Oswaldo Felipe Royo, Pedro Giestas, Trovadoras Itinerantes e Parapente700, entre outros.

Da "extensa programação", a organização destacou a estreia do espetáculo "Contos Cantados", de Carlos Marques, a 18 de maio.

Trata-se simultaneamente de um audiolivro, ilustrado por André da Loba, com lançamento previsto para o mesmo dia.

Outro dos pontos altos vão ser as formações acreditadas, que são novidade no programa deste ano, e a açorda comunitária, que vai decorrer no dia de encerramento e para a qual "estão todos convidados".

"É urgente estarmos juntos enquanto comunidade para conseguir parar o tempo, escutar com atenção e produzir pensamento", defendeu Carlos Marques, curador do festival e contador de histórias, citado no comunicado.

Leia Também: 25 Abril. Aveleira festejou com foguetes chegada da eletricidade em 1979

Recomendados para si

;
Campo obrigatório