Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Constância assinala 50 anos da Revolução com música, teatro e memórias

Exposições, música, teatro, documentários e partilha de memórias com testemunhos de antigos combatentes vão marcar as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Constância (Santarém), nos dias 24 e 25 de abril, anunciou o município.

Constância assinala 50 anos da Revolução com música, teatro e memórias
Notícias ao Minuto

11:42 - 15/04/24 por Lusa

Cultura 25 de Abril

Em nota informativa, a Câmara de Constância indicou que as celebrações arrancam no dia 24, às 20:30, no Cineteatro Municipal, com a exibição do documentário 'A Nostalgia da Luz - Memórias de uma ditadura', seguido de um concerto de 'Homenagem a Zeca Afonso e Cantores de Abril', pelo Carrilhão Lvsitanvs e pelos Pvgna Tagi, na Praça Alexandre Herculano.

As iniciativas no dia 25, feriado nacional, começam às 08:30 com uma cerimónia evocativa do hastear da bandeira nas três juntas de freguesia do concelho - Santa Margarida da Coutada, Montalvo e Constância --, seguindo-se depois, pelas 10:00, a sessão solene evocativa do 50.º aniversário do 25 de Abril, no salão nobre dos Paços do Concelho, e a inauguração da Galeria dos Presidentes.

A tarde do dia 25 de abril será dedicada à cultura e à memória, com a inauguração no Cineteatro Municipal da exposição 'Adeus, até ao meu regresso! - Memórias da Guerra Colonial de ex-combatentes do Concelho de Constância', mostra documental que resulta de uma recolha efetuada pelo município junto de antigos combatentes.

À tarde haverá também o apontamento de teatro 'E depois vem a Liberdade', pelo Agrupamento de Escolas de Constância, que também irá apresentar uma performance.

As comemorações encerram com o momento musical 'Canções de Abril', pelos Pvgna Tagi.

Leia Também: 'Flashmob' junta portugueses em Brandeburgo para cantar Zeca Afonso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório