Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Instituto de Cinema alemão Arsenal faz ciclo sobre 50 anos do 25 de Abril

O Arsenal, Institut für Film und Videokunst, promove um ciclo com seis filmes e documentários portugueses, a partir da próxima quinta-feira, para assinalar os 50 anos da Revolução do 25 de Abril.

Instituto de Cinema alemão Arsenal faz ciclo sobre 50 anos do 25 de Abril
Notícias ao Minuto

15:00 - 14/04/24 por Lusa

Cultura Cinema

O programa do instituto alemão para o cinema e a videoarte parte da dúvida "o que é feito da revolução a que Portugal ainda hoje se refere".

São seis filmes de décadas diferentes que abordam a "viragem revolucionária e as suas consequências de diversas formas", revela a curadora Birgit Kohler.

A iniciativa inclui os filmes 'As Armas e o Povo', do Coletivo de Trabalhadores da Atividade Cinematográfica (1974/1975), 'Bom Povo Português', de Rui Simões (1980), 'Um Adeus Português', de João Botelho (1985), 'A batalha de Tabatô', de João Viana (2013), 'Linha Vermelha', de José Filipe Costa (2011), e '48', de Susana de Sousa Dias (2009).

Os diferentes filmes "refletem sobre ruturas culturais, transformações sociais e experiências traumáticas, transportam momentos históricos para o presente e insistem na importância da recordação para a memória coletiva. Os filmes funcionam, até certo ponto, como um arquivo que fornece alimento para o pensamento crítico", detalha Birgit Kohler, responsável pela seleção dos filmes.

Em declarações à agência Lusa, Christine Sievers, do departamento de comunicação do instituto, admite que o Arsenal tem uma "longa tradição de apresentar obras cinematográficas de Portugal, bem como documentários sobre mudanças políticas".

"Desde a sua fundação em 1963, o Arsenal tem-se dedicado à história do cinema e aos desenvolvimentos atuais do meio cinematográfico de uma forma crítica, com discursos contemporâneos na sociedade retratados, refletidos e contextualizados ao longo do percurso", pode ler-se na página oficial do Instituto.

'50 Jahre Nelkenrevolution -- Filme als Archiv' (50 anos da Revolução dos Cravos - os filmes como arquivo, em tradução livre) arranca a 18 de abril. Todos os filmes são exibidos na versão original com legendas em inglês ou em alemão.

Este programa surge numa colaboração com Robert Stock, professor na Faculdade de Ciências Culturais, Sociais e da Educação da Universidade Humboldt de Berlim. O seu seminário inclui uma visita dos estudantes ao Arsenal.

Leia Também: 'Ainda temos o amanhã' abre hoje a Festa do Cinema Italiano em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório