Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

25 de Abril. Jorge Salgueiro e Diogo Faro criam ópera para jovens

O humorista Diogo Faro escreveu e o músico Jorge Salgueiro compôs uma ópera para jovens, intitulada 'O presidente da associação de estudantes ganhou uma viagem ao Brasil', que se estreia no dia 24 em Palmela, Setúbal.

25 de Abril. Jorge Salgueiro e Diogo Faro criam ópera para jovens
Notícias ao Minuto

10:16 - 13/04/24 por Lusa

Cultura 25 de Abril

O espetáculo, que se estreia no Largo de S. João, em Palmela, às 22h00 de dia 24, tem como objetivo "fazer um paralelismo entre a atualidade das escolas - problemáticas como o 'bullying', o racismo, o machismo, a homofobia - e o Estado Novo", explicou à Lusa o maestro Jorge Salgueiro, diretor artístico da Associação Setúbal Voz.

A ópera integra as comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de Palmela e terá elementos da Associação Setúbal Voz, da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, do Conservatório de Setúbal e jovens da comunidade escolar dos concelhos de Setúbal e Palmela.

Sobre a história, Jorge Salgueiro conta que "há um presidente da associação de estudantes que cai da cadeira, que é substituído por um outro que defende ideais um pouco estranhos, há uma eleição para a associação de estudantes, à qual concorre uma outra lista - a lista Cravo", que sai vitoriosa.

"É um paralelismo entre a queda do Salazar, a tomada de poder por Marcello Caetano e o surgimento do Salgueiro Maia", contou Jorge Salgueiro, referindo que o musical é pensado para jovens, "abordando temáticas muito atuais".

O maestro e compositor referiu que o espetáculo será de apresentação única, sem possibilidade de circulação por outros locais e palcos.

"A Associação Setúbal Voz faz imensas criações, mas depois temos alguma dificuldade em fazer circular. Neste momento nós continuamos a ser uma estrutura pequena, apesar do apoio da Direção-Geral das Artes. A instituição é relativamente jovem e tem uma estrutura pequena", lembrou.

Fundada em 2016, a Associação Setúbal Voz é um projeto artístico focado no canto lírico, tanto na interpretação de repertório tradicional como em novas criações.

Atualmente, a associação trabalha em várias valências, tendo um coro, um ateliê de formação de cantores e a Companhia de Ópera de Setúbal, tudo isto numa cidade que é "terra natal da maior cantora lírica portuguesa de todos os tempos, Luísa Todi" (1753-1833), lê-se na página oficial.

No entender de Jorge Salgueiro, "para se fazer circulação nacional ou internacional [de espetáculos] é preciso que haja uma produção por detrás a vender, a divulgar, a insistir com entidades".

"Nós ainda não temos capacidade de promoção e de fazer chegar aos produtores e às salas o conhecimento de que existimos. [...] Setúbal é uma cidade que está muito próxima de Lisboa, mas não se chama Lisboa. Há alguma dificuldade em fazer acreditar as pessoas que a Associação Setúbal Voz faz espetáculos extraordinários. Isso vai levar o seu tempo", disse.

Leia Também: 25 Abril. Aveleira festejou com foguetes chegada da eletricidade em 1979

Recomendados para si

;
Campo obrigatório