Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 25º

Feira do Livro de Évora arranca no sábado com 14 expositores

Um total de 14 expositores marca presença na edição deste ano da Feira do Livro de Évora, que começa no sábado, com iniciativas alusivas ao 25 de Abril em destaque no programa, foi hoje divulgado.

Feira do Livro de Évora arranca no sábado com 14 expositores
Notícias ao Minuto

17:53 - 12/04/24 por Lusa

Cultura Feira do Livro

Organizado pela Câmara de Évora em colaboração com outras entidades, o certame, que se prolonga até ao dia 21, realiza-se, ao ar livre, no Largo Conde Vila Flor, junto ao templo romano, no centro histórico da cidade alentejana.

"Esta edição coincide com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Por isso, a feira dá uma particular atenção e inserem-se na programação várias propostas" alusivas à revolução, realçou à agência Lusa o presidente do município, Carlos Pinto de Sá.

Uma das iniciativas previstas, destacou o autarca, é um encontro de poetas e de poesia popular, que está marcado para a próxima quarta-feira, nas instalações da Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António de Aguiar.

"A Feira do Livro será no espaço habitual, mas, este ano, vamos ter iniciativas em várias instituições, como a Universidade de Évora e várias associações, e estender o certame às freguesias rurais do concelho", salientou.

Os 14 espaços de venda e de exposição, segundo a autarquia, são ocupados por "livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país e por diversas instituições".

Quanto ao programa, no primeiro dia, o destaque vai para a autora Ana Markl, que apresenta o livro "Avó, onde é que estavas no 25 de Abril?", e para o poeta João Luís Barreto Guimarães, que participa numa conversa sobre a sua obra.

De acordo com a câmara municipal, estão previstas várias atividades "à volta do [geólogo] eborense" Galopim de Carvalho, que incluem, no domingo, a apresentação do seu mais recente livro, intitulado "Ao romper da aurora".

A escritora e argumentista Sara Rodi, também com raízes em Évora, e o escritor de policiais Nuno Nepomuceno vão estar igualmente no certame para encontros com os leitores e sessões de autógrafos, nos dias 20 e 21, respetivamente.

Durante esta Feira do Livro, haverá homenagens póstumas ao dramaturgo e ensaísta Luiz Francisco Rebello e ao escritor Luís Carmelo, este natural de Évora.

O espetáculo "Ficheiros Secretos", que surge do livro homónimo do escritor e jornalista Luís Osório, sobe ao palco do Teatro Garcia de Resende, na segunda-feira, também integrado no programa do certame.

Uma maratona de leitura transfronteiriça, com a participação de alunos de escolas de Évora e da cidade espanhola de Mérida, capital da Estremadura, região que faz fronteira com o Alentejo, é outra das atividades previstas.

O programa abarca ainda apresentações de livros, sessões de autógrafos, mesas-redondas, palestras, oficinas, performances, espetáculos de música e teatro, sessões de histórias e exposições, entre outras propostas.

Leia Também: Lisboa. Feira do Livro cresce com mais 10 expositores (e atinge o limite)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório