Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Ibrahim Mahama cobre com tecido roxo centro cultural Barbican em Londres

Parte do centro cultural Barbican, em Londres, está desde hoje coberta por mais de 2 mil metros quadrados de tecido roxo confecionado por centenas de tecelões e costureiras ganeses para uma intervenção do artista Ibrahim Mahama.

Ibrahim Mahama cobre com tecido roxo centro cultural Barbican em Londres
Notícias ao Minuto

13:13 - 09/04/24 por Lusa

Cultura Reino Unido

A obra 'Purple Hibiscus', nome de um romance da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, foi concebida especificamente para a fachada traseira, junto ao lago (Lakeside Terrace), e contrasta com a arquitetura brutalista de betão cinzento do complexo habitacional dos anos 1960-70.

Cosidos ao tecido tradicional 'kente' estão cerca de 100 'batakaris', vestes tradicionais usadas no norte do Gana, que Mahama recolheu através de um processo de troca e permuta em várias comunidades no norte do país africano.

A dimensão da instalação mobilizou não só centenas de pessoas para coser as diferentes partes do tecido, mas implicou também que a obra fosse montada num estádio de futebol em Tamale, cidade onde o artista nasceu em 1987.

"Utilizar o estádio desportivo Aliu Mahama, em Tamale, como principal espaço de estúdio para a produção de 'Purple Hibiscus' permitiu-nos organizar as diferentes camadas do trabalho de formas que não poderíamos ter imaginado. A escala das formas materiais necessitava de algum nível de liberdade, que o espaço proporcionou", explicou o artista.

O uso dos 'bakataris' reflete a importância destes trajes, muitas vezes guardados pelas famílias ao longo de gerações, e o interesse de Mahama pelo ciclo de vida dos têxteis e pelas memórias históricas contidas nos objetos do quotidiano.

A instalação "Purple Hibiscus", que pode ser apreciada de forma gratuita do exterior do edifício, vai permanecer no local até 18 de agosto.

Esta é a primeira encomenda pública em grande escala no Reino Unido ao artista ganês que ganhou proeminência com as instalações cobrindo edifícios com sacos de tecido de juta, incluindo na 56.ª Bienal de Veneza, em 2015.

Ibahim Mahama foi o artista convidado da 6.ª edição da Contextile em Guimarães, em 2022, durante a qual fez duas instalações de grande escala em espaços públicos, uma na muralha do Castelo de Guimarães e a outra no Instituto de Design de Guimarães.

Leia Também: A revolução na Figueira da Foz começou horas antes de as tropas avançarem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório