Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Cinema de Rodrigo Areias vai estar em retrospetiva em Buenos Aires

O cinema do realizador Rodrigo Areias, incluindo o mais recente filme, "A pedra sonha dar flor", vai estar este mês em retrospetiva no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI), anunciou hoje a organização.

Cinema de Rodrigo Areias vai estar em retrospetiva em Buenos Aires
Notícias ao Minuto

00:05 - 05/04/24 por Lusa

Cultura Cinema

Rodrigo Areias estará presente no festival para apresentar seis longas-metragens que assinou enquanto realizador, e também integrará o júri oficial do BAFICI.

Entre os filmes desta primeira retrospetiva internacional de longas-metragens conta-se, em estreia mundial, o filme "A pedra sonha dar flor", baseado em obras do escritor Raul Brandão, em particular "A morte do palhaço".

"A pedra sonha dar flor", que deverá ter estreia comercial em Portugal depois do verão pela Nitrato Filmes, conta com interpretações de Nuno Preto, João Pedro Vaz, Paula Só, Liliana Garcia, Miguel Moreira, Vitor Correia, entre outros.

"Numa casa de ho´spedes da Vila Hu´mus, perdida nos confins da ria, sobrevive-se num tempo sombrio. K. Mauri´cio, escritor, mergulha na sua obra 'A Morte do Palhac¸o', tornando-se refe´m de sonhos impossi´veis", lê-se na sinopse.

K. Maurício é a personagem de "A morte do palhaço", que Raul Brandão descreve nas primeiras páginas como "o homem do violino", um artista que "parecia mais uma sombra aureolada que um homem".

A propósito de "A morte do palhaço", Rodrigo Areias explica, em informação enviada à Lusa, que a história se passa "numa cidade indefinida de Portugal, os 'décors' são sórdidos e todo o ambiente está impregnado de pobreza e sofrimento".

"A casa de hóspedes e os seus estranhos habitantes, o circo e a cidade são os principais espaços onde se passa a ação. Todos os espaços são de uma extrema fotogenia e a intenção foi fazer uso das sombras e dos reflexos", explicou.

Em Buenos Aires, vão ainda ser exibidos outros cinco filmes de Rodrigo Areias: "1960", de 2012, no qual revisita uma viagem do arquiteto Fernando Távora, "Estrada de Palha" (2012), uma incursão pelo género 'western' inspirada em "A desobediência civil", de Thoreau, e o policial "Ornamento e Crime" (2015).

A eles juntam-se ainda "Vencidos da Vida" (2018), compilação de histórias a partir de curtas-metragens de Areias, e o recente "O pior homem de Londres", ficção sobre Charles Augustus Howell, "mestre na chantagem", nascido no Porto de mãe portuguesa e pai inglês e que chegou a servir de inspiração para o escritor Arthur Conan Doyle.

Além da retrospetiva dedicada a Rodrigo Areias, a programação conta ainda, numa secção competitiva, com a curta-metragem "On plains of larger river & woodlands", de Miguel de Jesus, e, fora de competição, com o documentário "Ospina Cali Colombia ", de Jorge de Carvalho, sobre o realizador colombiano Luis Ospina.

A 25.ª edição do BAFICI está marcada de 17 a 28 de abril, com cerca de 260 filmes a exibir em 13 salas da capital argentina.

Leia Também: 'Terminal (O Estado do Mundo)' estreia-se no sábado em Ourém

Recomendados para si

;
Campo obrigatório