Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 28º

Antigo Cineteatro do Luso transformado em Centro de Interpretação Ambiental

O antigo Cineteatro do Luso, no concelho da Mealhada, vai ser reabilitado e transformado num Centro de Interpretação Ambiental, e será ainda criado um espaço polivalente, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Antigo Cineteatro do Luso transformado em Centro de Interpretação Ambiental
Notícias ao Minuto

11:13 - 03/04/24 por Lusa

Cultura Cineteatro

"O antigo Cineteatro dará lugar ao Centro de Interpretação Ambiental do Luso, com uma vertente fortemente marcada pela intervenção ambiental junto de toda a população, especialmente junto de crianças e jovens, à semelhança do que acontece no Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, localizado junto ao Parque da Cidade".

Segundo esta autarquia do distrito de Aveiro, a elaboração do projeto de execução foi adjudicada por mais de 22 mil euros, prevendo a reabilitação do edifício já muito degradado.

Contempla também a requalificação de todo o espaço exterior envolvente, incluindo as escadas confinantes, que constituem a porta de entrada da Mata Nacional do Bussaco, candidata a Património Mundial da Unesco.

A funcionalidade do edifício não se extingue no Centro de Interpretação, prevendo ainda a criação de um espaço polivalente para o desenvolvimento de atividades de dinamização socioeconómica, cultural, lúdica, educativa, ambiental, comunitária e desportiva.

"Tem por objetivo fundamental a criação de um espaço com elevada qualidade estética e ambiental, com apreço pelo contexto histórico do edifício existente e estabelecendo uma relação de total coerência com a envolvente paisagística, considerando a reorganização funcional do espaço", lê-se na descrição do projeto.

Para o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, este é um bom projeto para a população da freguesia do Luso e não só.

"Se nos balizarmos no Centro de Interpretação da Mealhada, verificamos os milhares de pessoas que passam por aquela estrutura do concelho, mas também de fora, com atividades diferenciadas para crianças, para idosos ou para famílias. A vertente ambiental tem no Luso e no Bussaco um enquadramento perfeito", concluiu.

Leia Também: Ana Bacalhau, UHF e Ricardo Toscano atuam em Castelo Branco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório