Procurar

Festival de cinema Porto Femme dá destaque a Margarida Cardoso

A realizadora Margarida Cardoso vai estar em destaque no festival internacional de cinema Porto Femme, que começa no dia 16 em vários espaços do Porto, foi hoje anunciado.

Festival de cinema Porto Femme dá destaque a Margarida Cardoso

© Shutterstock

Lusa
02/04/2024 13:08 ‧ há 1 ano por Lusa

Cultura

Cinema

Nesta sétima edição do festival, é feita homenagem a uma realizadora "que tem explorado na sua obra temas que cruzam as suas experiências históricas pessoais com questões proeminentes na história recente de Portugal, como a guerra colonial em África, a revolução do 25 de abril e os anos do pós-colonialismo", refere a organização em nota de imprensa.

Segundo o festival, nesta homenagem será exibido o documentário 'Understory' (2019), sobre as "ramificações culturais e económicas" da exploração de cacau, "numa viagem por São Tomé e Príncipe, Inglaterra e Brasil".

A sessão, no dia 19, contará com uma conversa com a realizadora, moderada pela investigadora e ativista Kitty Furtado.

Margarida Cardoso, de 60 anos, que viveu grande parte da infância em Moçambique, iniciou o seu percurso no cinema nos anos 1980 como fotógrafa de cena, anotadora e assistente de realização.

Os primeiros filmes, enquanto realizadora, surgiram nos anos 1990, como por exemplo a curta-metragem 'Dois Dragões' (1996).

Desde então tem feito tanto documentário como ficção, quase sempre com uma ligação a África, nomeadamente 'Kuxa Kanema - O Nascimento do Cinema' (2003), sobre a produção de cinema em Moçambique, 'A Costa dos Murmúrios' (2004), a partir do romance homónimo de Lídia Jorge, e 'Sita -- A vida e o tempo de Sita Valles' (2022).

Tem ainda por estrear o filme de ficção 'Banzo' e tem em mãos outros projetos, nomeadamente 'Caderno de Memórias Coloniais', ainda em desenvolvimento, com produção da Midas Filmes.

O festival de cinema Porto Femme, dedicado ao "melhor cinema produzido por mulheres e pessoas não binárias", está marcado de 16 a 21 de abril em várias salas do Porto, nomeadamente o Batalha Centro de Cinema e o espaço Maus Hábitos.

De acordo com a organização, que ainda não revelou a programação completa, estão previstos mais de 140 filmes de 38 países.

Leia Também: Filme de Filipa César e Marinho de Pina premiado em França

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10