Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

25 Abril. Papel do teatro na transição democrática vai ser lembrado

Companhias históricas do teatro português foram convidadas, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a apresentarem propostas de espetáculos que contribuam "para a consciência pública do papel que o teatro desempenhou na transição democrática".

25 Abril. Papel do teatro na transição democrática vai ser lembrado
Notícias ao Minuto

10:04 - 27/03/24 por Lusa

Cultura 25 de Abril

De acordo com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de abril, num comunicado hoje divulgado, o convite foi dirigido a companhias de teatro "com atividade no período da Revolução, e que nasceram ou se consolidaram nesse período: Companhia de Teatro de Almada, A Barraca, O Bando, Centro Dramático de Évora, Comuna -- Teatro de Pesquisa, Novo Grupo de Teatro -- Teatro Aberto, Seiva Trupe -- Teatro Vivo, Teatro de Animação de Setúbal, Teatro Experimental de Cascais e Teatro Experimental do Porto".

Os projetos apresentados, que podem ser novas criações ou reposições, serão avaliados pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) e executados até 2025, sendo atribuído um apoio total de 550 mil euros a estas entidades, através do Fundo de Fomento Cultural.

"A proposta a apresentar por estas entidades deve abordar temas como a liberdade, a censura e a história da democracia portuguesa. Cada espetáculo deverá ser apresentado em, pelo menos, três equipamentos afetos à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses", lê-se no comunicado.

Em paralelo, o Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa irá delinear uma exposição "sobre a interação das companhias históricas com o período pós-25 de Abril e o papel do teatro na transição democrática do país", que terá uma versão itinerante, para ser exibida nos espaços onde serão apresentados os espetáculos.

O protocolo que formaliza o convite às dez "companhias de teatro históricas" é assinado hoje, Dia Mundial do Teatro, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, numa cerimónia presidida pelo ainda ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026, "tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia".

O período inicial das comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar que levou à queda da ditadura.

Este ano começaram a ser abordados os três 'D' do programa do Movimento das Forças Armadas (MFA): Descolonizar, Democratizar, Desenvolver.

Leia Também: Teatro de Ourém reforça programação em abril para celebrar a Revolução

Recomendados para si

;
Campo obrigatório