Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Fã de livros? Nova vai doar 1.200 exemplares já esta sexta-feira

Feira de Doação de Livros realiza-se entre as 10h e as 17h, nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), localizadas na Avenida de Berna, em Lisboa.

Fã de livros? Nova vai doar 1.200 exemplares já esta sexta-feira
Notícias ao Minuto

14:54 - 21/03/24 por Natacha Nunes Costa

Cultura Livros

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCSH) organiza, esta sexta-feira, 22 de março, uma Feira de Doação de Livros, no Campus da Avenida de Berna com o objetivo de distribuir livros, gratuitamente, a todos os que se deslocarem ao local.

A iniciativa, que se enquadra num esforço de divulgação da produção científica dos seus centros de investigação, integra as comemorações do Dia do Livro Português, que se assinala a 26 de março.

Nesse sentido, todas as publicações doadas serão de língua portuguesa, na maioria dos casos ligadas a áreas científicas como a História, História da Arte, Sociologia, Geografia e Filosofia.

Esta não é a primeira vez que a Nova FCSH tem uma iniciativa semelhante. Ao longo de cerca de duas dezenas de ações, foram distribuídos 30 mil livros ao longo do último ano, em que foram beneficiadas bibliotecas, museus, associações de promoção e acesso à cultura e educação e, de uma forma geral, os estudantes da faculdade, que, de forma gratuita, tiveram acesso a publicações científicas sobre as suas áreas de formação.

Desta vez, a FCSH convida toda a população a levantar os livros que acharem mais interessantes, de forma gratuita, nas suas instalações da Avenida de Berna.

30 mil exemplares doados

No âmbito da iniciativa, o Notícias ao Minuto falou com o subdiretor para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi, responsável pela iniciativa, o professor Rui Pedro Julião, que explicou que "a Feira de Doação de Livros surgiu para responder aos muitos pedidos que têm sido feitos ao longo do tempo".

"Só no último ano, distribuímos mais de 30 mil exemplares que estavam na faculdade e que foram devolvidos à comunidade. Por duas vezes, distribuímos livros em estações de comboio da CP – em Lisboa e em Évora - e até dentro de um comboio, um interessante desafio logístico para todos, mas que teve uma adesão muito acima das nossas expectativas. Nessas ocasiões, deu-se conta que as pessoas nos pediam exemplares que não tínhamos connosco naquele momento, mas que estavam disponíveis nas nossas instalações. Daí surgiu a ideia: Porque não convidar toda a comunidade a vir à NOVA FCSH? Ao mesmo tempo que conhecem a nossa faculdade, consultam os livros que temos disponíveis para doar e levam os seus preferidos para casa. Temos a porta aberta a toda a gente. Todos os leitores, apaixonados pelas áreas da História, História da Arte, Sociologia, Geografia e Filosofia vão encontrar um livro ou uma revista que os vai interessar", contou o responsável

De acordo com Rui Pedro Julião, os livros disponíveis para levar "são resultado do extenso trabalho das Unidades de Investigação da NOVA FCSH". "São publicações em língua portuguesa e que na maioria dos casos estão ligadas a áreas científicas como a História, História da Arte, Sociologia, Geografia e Filosofia. Entre livros e revistas, ensaios e estudos de investigação, planeamos distribuir mais de 1200 livros, mas se for necessário temos muito mais para distribuir", garantiu.

A Feira de Doação de Livros tem como objetivo "fomentar a leitura", "mas sobretudo partilhar com a sociedade os conteúdos científicos de excelência que se produzem na NOVA FCSH", como realçou o professor, uma vez que considera que esta é "uma excelente forma de aceder gratuitamente a conhecimento, em forma de publicações científicas sobre as mais variadas áreas de investigação".

"A Nova FCSH tem vindo a apostar cada vez mais na sustentabilidade, alicerçada nos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e esta ação enquadra-se precisamente neste papel que a academia deve ter de promover o acesso à cultura", sublinhou ainda Rui Pedro Julião.

Desta forma, no próximo dia 22 de março, todas as pessoas interessadas em receber um livro estão convidadas a dirigirem-se às instalações da Nova FCSH na Avenida de Berna, entre as 10h e as 17h, e levar aqueles que "forem mais interessantes e apelativos para elas".

Leia Também: Feira do Livro do Funchal regista dobro das vendas face ao ano passado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório