Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º

Concertos Promenade do Coliseu do Porto regressam no domingo

A nova temporada dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto, um ciclo de concertos comentados para famílias, inicia-se no próximo domingo e prolonga-se até novembro, com um programa que abordará Tchaikovsky, Gershwin, Ravel e A Garota Não.

Concertos Promenade do Coliseu do Porto regressam no domingo
Notícias ao Minuto

13:50 - 18/03/24 por Lusa

Cultura Coliseu do Porto

No total serão seis concertos "muito especiais", o primeiro dos quais já no domingo com o Pulsat Percussion Group que apresenta "... Até ao Mar", uma viagem musical baseada na curta-metragem infantil "Paddle to the Sea", que será exibida ao longo do concerto, refere a organização em comunicado.

"Paddle to the Sea", de Bill Mason, é uma jornada pelo mundo aquático e "um verdadeiro hino à natureza", chamando a atenção dos mais novos para a ecologia.

O segundo concerto, "Canções da Liberdade", acontece na semana em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril e é sob inspiração da Revolução dos Cravos que a Orquestra de Jazz de Espinho lançou o repto a oito compositores para criar "obras inéditas sobre canções icónicas que, à volta do globo, materializaram o protesto, a luta pela liberdade, a defesa dos direitos humanos, da justiça e dos mais elementares princípios da dignidade humana".

De José Afonso a Nina Simone, de Lluis Llach à Liberation Music Orchestra, de Sérgio Godinho a Sam Cooke, o repertório deste concerto, marcado para 28 de abril, propõe uma visão da música "como motor para a mudança, mediação coletiva, grito de liberdade".

"Romeu e Julieta", de Tchaikovsky, apresenta-se a 26 de maio, e é inspirado na obra de Shakespeare, aqui interpretada pela Orquestra Sinfónica Artave.

Após a pausa de verão, os Promenade retomam a 15 de setembro com "Um Americano em Paris", onde o compositor George Gershwin mostra, através da música, a sua visão sobre a capital francesa, com música interpretada pela Orquestra Sinfónica Ensemble.

No mês seguinte, a 13 de outubro, A Garota Não recebe "Carta Branca" para um concerto com obras da sua preferência e também a interpretação de canções do seu repertório, tocadas pela Orquestra Clássica de Espinho, salienta a organização.

Ainda de acordo com o Coliseu, a temporada despede-se, a 24 de novembro, com a Orquestra Clássica da ESMAE, ao ritmo de "O Bolero", de Maurice Ravel, "uma das mais amadas pelos melómanos e que importa dar a conhecer aos mais novos".

O Coliseu do Porto recorda que foi em março de 2022, que os Concertos Promenade foram adaptados para se apresentarem enquanto sessões descontraídas (pensadas para as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, por exemplo, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espetro autista, pessoas com deficiências sensoriais ou de comunicação, bem como a famílias com crianças pequenas).

Leia Também: Coliseu do Porto. Palavras, música e artistas da Revolução na programação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório