Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vila Viçosa distingue obras de ficção no Prémio Literário Florbela Espanca

O Prémio Literário Florbela Espanca promovido pela Câmara de Vila Viçosa (Évora) vai distinguir este ano obras literárias inéditas de ficção, que podem ser apresentadas até 15 de setembro, revelou o município.

Vila Viçosa distingue obras de ficção no Prémio Literário Florbela Espanca
Notícias ao Minuto

11:04 - 06/03/24 por Lusa

Cultura Prémio Literário

A iniciativa, que tem caráter bienal e foi instituída em 1981, pretende "homenagear a vida e a obra" da poetisa Florbela Espanca, natural de Vila Viçosa, indicou a autarquia.

Além disso, acrescentou a câmara, o galardão tem como objetivo promover e premiar obras literárias inéditas de expressão portuguesa no âmbito da poesia e da ficção, alternadamente, independentemente da nacionalidade do autor.

Os trabalhos concorrentes devem ser entregues na Câmara Municipal de Vila Viçosa até ao dia 15 de setembro, de acordo com o município.

A obra premiada será depois editada pela autarquia, numa tiragem de 500 exemplares, além de o autor receber um prémio no valor de 2.500 euros.

Florbela Espanca, autora do "Livro de Mágoas", "Livro de Soror Saudade", "Charneca em Flor" ou "Juvenília", é considerada uma das mais brilhantes poetisas de língua portuguesa de todos os tempos.

A poetisa nasceu em Vila Viçosa, a 08 de dezembro de 1894, e morreu em Matosinhos, na noite de 07 para 08 de dezembro de 1930, com 36 anos.

Florbela Espanca foi sepultada naquela localidade, mas os seus restos mortais foram, posteriormente, trasladados para o cemitério de Vila Viçosa.

Leia Também: Divulgados os 16 romances candidatos ao Women's Prize for Fiction 2024

Recomendados para si

;
Campo obrigatório