Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Morte de João Ubaldo Ribeiro é grande perda para literatura brasileira

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, lamentou a morte do escritor João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos, que faleceu hoje em casa vítima de uma embolia pulmonar.

Morte de João Ubaldo Ribeiro é grande perda para literatura brasileira
Notícias ao Minuto

18:06 - 18/07/14 por Lusa

Cultura Dilma Rousseff

"A literatura brasileira perde um grande nome com a morte de João Ubaldo Ribeiro", disse a Presidente, numa declaração oficial, em que manifesta ainda as suas condolências aos familiares, amigos e leitores do vencedor do prémio Camões 2008.

João Ubaldo formou-se em direito, embora nunca tenha atuado como advogado, e trabalhou como jornalista no início da carreira. O autor baiano, nascido na pequena ilha de Itaparica, era "imortal" - forma a como os brasileiros se referem aos membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) - desde 1993.

Num comunicado, a ABL informou que a instituição ficará de luto por três dias, com a bandeira a meia haste.

O atual presidente da academia brasileira, Geraldo Holanda Cavalcanti, afirmou à imprensa brasileira que o escritor estava "muito bem-disposto" e num momento de "plena produção literária".

"Ele renovou a literatura brasileira. Com a publicação de 'Viva o Povo Brasileiro', ele inaugurou uma nova etapa do nosso romance. É um momento bastante doloroso", afirmou Cavalcanti, citado pelo diário local "O Globo".

O velório do autor de livros consagrados como "Sargento Getúlio" e "O Sorriso do Lagarto" realiza-se na sede da ABL, no centro do Rio de Janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório