Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Popular ator nigeriano John Okafor morre aos 62 anos

O ator nigeriano John Okafor, estrela de Nollywood (a indústria cinematográfica da Nigéria), popularmente conhecido como "Mr. Ibu", morreu aos 62 anos, anunciou hoje o presidente do Sindicato dos Atores do país africano, Emeka Rollas Ejezie.

Popular ator nigeriano John Okafor morre aos 62 anos
Notícias ao Minuto

13:51 - 03/03/24 por Lusa

Cultura Cinema

"'Mr Ibu' sofreu uma paragem cardíaca, de acordo com o agente que geria a sua carreira há 25 anos, Don Single Nwuzor. Anuncio com profunda dor que 'Mr Ibu' não sobreviveu. Que a sua alma descanse em paz", escreveu Ejezie, na noite de sábado, numa mensagem divulgada na conta pessoal na rede social Instagram e publicada hoje pela imprensa local.

O ator, especializado em comédia, morreu no sábado enquanto recebia tratamento num hospital de Lagos, capital económica da Nigéria, depois de sofrer uma paragem cardíaca.

Okafor atuou em mais de 200 filmes de Nollywood, incluindo "Mr. Ibu", "Mr. Ibu and His Son", "Coffin Producers", "Husband Suppliers" e "Mr. Ibu in London", entre outros.

Antes da carreira no cinema, o comediante, que se casou duas vezes e teve mais de dez filhos, foi pugilista, treinador de futebol e praticante de karaté.

Em 2012, o ator fez alguns comentários polémicos ao descrever a homossexualidade em Nollywood como um "vírus".

"Se há alguma maneira neste mundo de as pessoas forçarem vocês [homossexuais] a deterem ou a matarem o vírus, por favor façam-no", acrescentou o comediante, num país onde a homossexualidade é perseguida e constitui um crime que acarreta penas de até 14 anos de prisão.

Entre outras manifestações de luto, o principal líder da oposição e ex-vice-presidente da Nigéria, Atiku Abubakar, lamentou hoje a "grande perda" do ator para Nollywood, depois de ter proporcionado "momentos felizes no entretenimento" durante décadas.

Leia Também: Nigerianos iniciam nova greve nacional contra aumento do custo de vida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório