Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
27º
MIN 15º MÁX 27º

Festival Fantasporto começa hoje com "Testament" de Denis Arcand

O filme 'Testament - Parece que estou a mais', do realizador canadiano Denis Arcand, abre hoje o festival de cinema Fantasporto, à frente de uma programação com cerca de uma centena de obras, segundo a organização.

Festival Fantasporto começa hoje com "Testament" de Denis Arcand
Notícias ao Minuto

08:09 - 01/03/24 por Lusa

Cultura Cinema

Na 44.ª edição do festival, que ocupará o Batalha Centro de Cinema até ao dia 10, estão previstas várias retrospetivas, entre as quais uma dedicada ao realizador belga Karim Ouelhaj, a quem vai ser atribuído um prémio de carreira.

Haverá ainda "um programa muito especial dedicado à manga transposta diretamente para imagem real", com a exibição, por exemplo, de 'Tokyo Revengers', do realizador japonês Tsutomu Hanabusa, e 'Don't call it mystery', de Hiroaki Matsuyama.

De acordo com a organização, a competição de cinema fantástico vai contar com uma forte representação asiática, com 11 dos 30 filmes a terem produção japonesa.

Na competição de curtas-metragens vão estar 16 filmes, incluindo o brasileiro 'Vão das Almas', de Edileuza Penha de Sousa e Santiago Dellape.

Onze filmes vão marcar presença na Semana dos Realizadores, de 'Bucky F*cking Dent', de David Duchovny, ao brasileiro 'Estranho Caminho', de Guto Parente, que conta com a participação da atriz portuguesa Rita Cabaço.

A única longa-metragem concorrente ao prémio de cinema português é 'Best Cop Ever', de João Bruno, ao lado de oito curtas-metragens. Fora de competição, estão as 'longas' portuguesas 'Carne, a Pegada Insustentável', de Hugo Almeida, e 'Titus', de Rui Neto e Jorge Albuquerque.

Embora tenha ainda programação no dia 10, o encerramento oficial do Fantasporto é no dia 09 com o anúncio dos prémios e com a exibição do filme chinês 'Creation of the Gods I: Kingdom of Storms', um épico de fantasia assinado por Wuershan e que é o primeiro de uma trilogia.

O Fantasporto, que teve a primeira edição em 1981, é uma iniciativa da cooperativa Cinema Novo.

Leia Também: Culturgest acolhe nova edição de mostra de cinema acessível e inclusiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório