Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Livro ilustrado de Madalena Matoso recebe distinção em Itália

A ilustradora portuguesa Madalena Matoso foi distinguida pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália, pelo livro ilustrado 'Desenha tudo o que quiseres', anunciou hoje aquele certame.

Livro ilustrado de Madalena Matoso recebe distinção em Itália
Notícias ao Minuto

23:45 - 28/02/24 por Lusa

Cultura Livro

A obra, na qual Madalena Matoso convida os leitores a completarem as suas ilustrações feitas a lilás, recebeu uma menção especial no âmbito dos prémios internacionais daquela feira do livro, na categoria de livros para pré-leitores.

Todas as obras vencedoras, em categorias como ficção, não ficção e banda desenhada, estarão em destaque na feira de Bolonha, cuja 61.ª edição decorrerá de 08 a 11 de abril.

O livro 'Desenha tudo o que quiseres' foi editado em 2022 pela Planeta Tangerina, um projeto editorial do qual Madalena Matoso foi cofundadora, e já teve os direitos vendidos para Itália.

Em 2022, Madalena Matoso já tinha recebido uma menção especial em Bolonha pelo livro 'Para que serve?', com texto de José Maria Vieira Mendes, e no ano anterior por 'Tipos curiosos - Pequena história das letras', escrito por Ricardo Henriques.

Em 2018, Madalena Matoso foi distinguida com 'Montanhas', na área do livro de arte, arquitetura e 'design'.

Madalena Matoso nasceu em 1974 e é autora de vários livros ilustrados, em nome próprio ou em parceria com outros autores, nomeadamente 'Livro Clap', 'Como ver coisas invisíveis' e 'Quando eu nasci', com Isabel Minhós Martins, 'Por exemplo, uma rosa' , com Ana Pessoa, e 'A charada da bicharada', com Alice Vieira.

Foi distinguida por duas vezes com o Prémio Nacional de Ilustração, em 2008 e 2018.

A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha é considerada a feira de negócio livreiro mais relevante a nível mundial na área do livro ilustrado para crianças e jovens.

Este ano, a identidade visual da feira é da autoria da ilustradora portuguesa Inês Viegas Oliveira, que terá uma exposição em Bolonha.

Leia Também: ERSE. Queixas no 4.º trimestre ficaram em níveis semelhantes ao anterior

Recomendados para si

;
Campo obrigatório