Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Exposição mostra cerca de 300 estudos do pintor Nadir Afonso

Uma exposição com mais de 300 estudos do pintor Nadir Afonso, intitulada "Sequenzas", vai ser inaugurada na sexta-feira, no Centro de Artes do artista, em Boticas, distrito de Vila Real, anunciou hoje a organização.

Exposição mostra cerca de 300 estudos do pintor Nadir Afonso
Notícias ao Minuto

15:49 - 17/07/14 por Lusa

Cultura Boticas

'Nadir Afonso -- Sequenzas' tem curadoria de Maria de Fátima Lambert e mostra a criação artística produzida entre finais de 1940 e princípios de 1960, indica ainda o Centro de Artes Nadir Afonso.

"Através dos trabalhos expostos, poder-se-á perceber o rigor, a experimentação contínua e a perseverança inerentes ao método de trabalho do pintor", nascido em Chaves, em 1920, e falecido em dezembro de 2013, em Cascais.

Entre o conjunto de estudos de caráter abstrato geométrico estão ainda algumas telas do artista, que mostram a evolução face aos estudos iniciais.

Muitos dos esquissos "foram concebidos longe do ateliê, com recurso aos meios que Nadir Afonso encontrava". "Servia-lhe o verso das folhas de desenhos académicos realizados na Escola Superior de Belas-Artes no Porto, papéis de cálculos, cartolinas, papel vegetal ou até mesmo recibos", indica o centro.

Nesses suportes, o artista "foi desenhando, com grafite ou a aguarela, motivos retilíneos, circulares, quadrangulares, explorando as virtuosidades da composição geométrica".

Depois de ter estudado arquitetura na Escola Superior de Belas Artes, ainda chegou a trabalhar com Le Corbusier, em Paris, e Oscar Niemeyer, no Brasil, ambos arquitetos muito conceituados que lhe permitiram dedicar algum tempo à pintura, o que lhe proporcionou grande prazer e até alívio, como reconheceu à Lusa, em entrevista, quando da homenagem de que foi alvo na Assembleia da República, em 2009.

Estudou pintura em Paris e foi um dos pioneiros da arte cinética, trabalhando ao lado de Victor Vasarely, Fernand Léger, August Herbin, Cândido Portinari e André Bloc.

Foi condecorado com os graus de Oficial (1984) e de Grande-Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada (2010).

'Nadir Afonso -- Sequenzas' vai ficar patente até 19 de outubro de 2014, com entrada gratuita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório