Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Janela Aberta Teatro no Festival em Gijón com a peça sobre 'bullying'

A peça 'BullDog', da companhia Janela Aberta Teatro (JAT), foi selecionada para a programação oficial da Feira Internacional de Teatro para Rapazes, Raparigas e Famílias, que começa no domingo, em Gijón, Espanha, anunciou hoje a companhia.

Janela Aberta Teatro no Festival em Gijón com a peça sobre 'bullying'
Notícias ao Minuto

17:16 - 22/02/24 por Lusa

Cultura Bullying

'BullDog' é a mais recente criação original da companhia de teatro com sede em Faro, tem encenação e direção de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, e será representada no primeiro dia do festival, pelas 20:00, no Centro Cultural do Antiguo Instituto naquela cidade das Astúrias, segundo a programação da competição internacional, disponível na Internet.

Segundo a programação do festival, há mais duas estruturas portuguesas na competição internacional do certame: Partículas Elementares, com a peça 'O nabo gigante', a apresentar no dia 26, pelas 17:30 e 22:15, no Salon de Actos daquele Centro Cultural, e Projeto Ez, com "A caravana", a representar no mesmo dia, pelas 18:15, no Parque de Begonha.

A interpretar 'BullDog', espectáculo de "teatro físico e máscara expressiva, sem palavras" da JAT, estão André Canário, Diana Bernedo, Fenando Cabral e Tânia Sila que, em palco, se "desdobram em onze personagens, e através da poética dos seus corpos e gestos, narram uma intensa e singular história sobre as relações humanas, como o 'bullying', o amor e a violência intergeracional", refere uma nota da companhia.

"O 'bullying' é uma realidade disseminada na sociedade contemporânea, e muitas vezes tida como prática natural, tanto nas escolas, como nos locais de trabalho ou em casa. Com o propósito de sensibilizar o público para este problema e para algumas das possíveis causas e consequências, procurámos analisar o tema de vários pontos de vista, tanto da perspetiva de quem sofre, de quem assiste, como de quem faz bullying", escrevem os encenadores e diretores da peça.

Na abordagem artística da companhia, "vítima e agressor padecem do contexto social em que se inserem, e torna-se necessário observar os dois lados da mesma moeda", acrescentam.

Na competição internacional da Feria Internacional de Artes Escénicas para Niños, Niñas y famílias (FETEN), na versão original, estão ainda companhias oriundas de Itália, da Bélgica, Alemanha e do México.

Em Portugal, 'BullDog' será representada a 19 de março, no Auditório António Aleixo, em Vila Real de Santo António, e, a 12 de abril, terá duas récitas no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira, acrescenta a companhia JAT.

Segundo a JAT, 'BullDog' terá ainda duas representações internacionais em março, em Illescas, Toledo, Espanha, sem precisar datas.

No final de abril e início de maio próximos, a JAT estreia-se no continente africano, onde apresentará duas récitas da peça, no âmbito da programação oficial da 6.ª edição do Maloba -- Festival Internacional de Tearo, Dança e Circo do Congo (Festival International de Théâtre, Danse et Cirque du Congo), a realizar em Brazzaville, capital da República do Congo.

Segundo a companhia, o processo criativo de 'BullDog', "espectáculo inclusivo para todas as idades", incluiu "pesquisa e cooperação com o Centro TICE - Centro Italiano de Psicologia per Esseri Humani, com sede em Itália, com o qual toda a equipa artística "partilhou experiências com intervenientes e implicados em casos de 'bullying'".

Em 2023, a peça foi apresentrada no Gran Teatro de Cáceres, Espanha, no âmbito da MAE Agecex - Muestra Ibérica de Artes Escénicas en Extremadura, e no palco do Kecil Teater, na Indonésia, integrado na programação oficial do 50.º Festival de Teatro de Jacarta, conclui a nota de imprensa da JAT.

Leia Também: Teatro da Guarda integra rede de projetos de música de Portugal e Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório