Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 27º

Documentário de Sofia Bairrão e filme Pedro Costa em festival dinamarquês

Vários filmes portugueses, entre os quais um documentário de Sofia Bairrão e uma curta-metragem de Pedro Costa, vão ser exibidos em março no festival dinamarquês CPH:DOX, anunciou a organização.

Documentário de Sofia Bairrão e filme Pedro Costa em festival dinamarquês
Notícias ao Minuto

12:16 - 21/02/24 por Lusa

Cultura Cinema

Da programação completa faz parte 'Em ano de safra', documentário de Sofia Bairrão sobre extração de cortiça de sobreiros no centro de Portugal, e 'As filhas do Fogo', de Pedro Costa, numa sessão que antecede o filme 'Man in Black', de Wang Bing.

No CPH:DOX estará também o filme 'A flor do Buriti', de João Salaviza e Renée Nader Messora, rodado com a comunidade indígena Krahô, no Brasil, e que tem estreia comercial em Portugal a 21 de março.

Foram ainda selecionadas várias obras com coprodução portuguesa, nomeadamente a animação 'Mataram o pianista', de Fernando Trueba e Javier Mariscal, com participação da Animanostra, 'O auge do humano 3', de Eduardo Williams, rodado em vários locais do mundo, com recurso a uma câmara de 360 graus e com a participação da produtora Oublaum Filmes, e 'Eureka', do argentino Lisandro Alonso, com a produtora Rosa Filmes.

A eles junta-se ainda o filme 'As noites ainda cheiram a pólvora', do realizador moçambicano Inadelso Cossa, que, tal como o festival já tinha anunciado, vai competir na secção 'Next Wave'.

'As noites ainda cheiram a pólvora' é uma viagem ao passado, atravessando a memória de um país dilacerado pela guerra civil (1977-1992), em que Inadelso Cossa regressa à aldeia da sua avó, no município de Manhiça, arredores da capital, Maputo, e revisita os pesadelos e os sons que povoaram a sua infância.

No programa dedicado ao desenvolvimento de projetos, entre 2023 e 2024, está presente 'Follow the carnation', produção entre Portugal e o Brasil, com Catarina de Sousa e Lui Avallos, descrita como "uma experiência de realidade virtual com recurso a arquivos anteriores e posteriores à 'Revolução dos Cravos'", a 25 de abril de 1974.

O festival de cinema CPH:DOX decorrerá de 13 a 24 de março em Copenhaga.

Leia Também: Produtor de cinema Armando Guedes da Costa morre aos 84 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório