Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Fotografia de baleia na Costa da Caparica vence "prestigiante concurso"

Mais de 500 participantes de 40 países participaram nesta edição do concurso britânico.

Fotografia de baleia na Costa da Caparica vence "prestigiante concurso"
Notícias ao Minuto

14:13 - 19/02/24 por Notícias ao Minuto

Cultura Fotografia

O fotógrafo e videógrafo subaquático Nuno Sá foi distinguido no concurso ‘Underwater Photographer of the Year’, tendo sido eleito vencedor na categoria ‘Fotógrafo de Conservação Marinha do Ano’. A imagem que lhe deu o galardão foi tirada em abril de 2022, quando um grupo de cerca de trinta banhistas da praia da Fonte da Telha, na Costa da Caparica, tentou salvar um cachalote gravemente ferido, com cerca de 12 metros de comprimento, que tinha dado à costa.

Mais de 500 fotógrafos de 40 países participaram nesta edição do evento britânico, que é considerado "por muitos o mais prestigiante concurso de fotografia subaquática do mundo", de acordo com um comunicado enviado às redações.

Entre 6.500 fotografias, 'Saving Goliath', que retrata a tentativa de salvamento captada por Nuno Sá, destacou-se.

"Foi um misto de emoções ver um animal que estou tão acostumado a filmar, em diversas partes do nosso planeta em alto mar, ferido e moribundo a lutar para se manter à superfície. Mas foi também inspirador ver tantas pessoas a arriscar as suas vidas para tentar salvá-lo. Estamos a falar de um animal que neste caso pesava mais de 30 toneladas e que estava ferido. Curiosamente, só depois de aterrar o drone e chegar junto da baleia percebi que a minha filha de 10 anos era uma das pessoas que a tentava salvar", disse o fotógrafo e videógrafo, citado na mesma nota.

Já Alex Mustard, presidente do Júri do UPY, afirmou: "A fotografia dá-nos esperança de que as pessoas se preocupam e querem ajudar os oceanos, mas também nos avisa que são necessárias mudanças maiores."

Nuno Sá venceu, também, a primeira edição do concurso, em 2015. Quase 10 anos depois, continua a ser o único fotógrafo português a ser galardoado.

Leia Também: 'Squid Game'. Netflix partilhou fotografias da nova temporada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório