Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Coletivo de artistas doa mais de 100 obras para apoio humanitário a Gaza

Meia centena de artistas, entre eles Pedro Barateiro e Carla Cabanas, doaram uma centena de obras que estarão à venda a partir de hoje para recolher donativos de apoio humanitário para crianças e famílias da Faixa de Gaza.

Coletivo de artistas doa mais de 100 obras para apoio humanitário a Gaza
Notícias ao Minuto

16:04 - 07/02/24 por Lusa

Cultura Israel

"Com Amor para a Palestina" é o título da iniciativa de um coletivo de artistas e profissionais das artes, portugueses e estrangeiros, entre os quais Hugo Canoilas, Isabel Simões, Jabulani Maseko, Maya Saravia e Neusa Trovoada, que se uniram para criar uma plataforma 'online' onde os seus trabalhos doados estarão à venda.

A página www.withlovetopalestine.art apresenta desenhos, pinturas, fotografias e esculturas, peças únicas e edições limitadas, doadas pelos 47 artistas participantes, com cerca de uma centena de trabalhos, e será regularmente atualizada com novas obras e potenciais novas participações de artistas, segundo a organização.

O coletivo responsável pela iniciativa "ambiciona envolver públicos além dos círculos do colecionismo de arte contemporânea, e, por esse motivo, muitas das obras têm valores inferiores aos praticados no mercado", indicam em comunicado, sobre o montante situado entre os 50 e 1050 dólares (aproximadamente entre os 47 e 977 euros), definido pelos respetivos artistas, valor que será "convertido na sua totalidade em donativos para a organização não governamental Middle East Children's Alliance (MECA)".

A seleção da organização beneficiária desta iniciativa "resulta de uma pesquisa sobre a ajuda humanitária que é prestada às populações da Palestina, com a MECA a destacar-se pela atuação continuada no território, particularmente no âmbito da educação e saúde", justifica o coletivo, composto ainda por artistas como Justice Nnanna, Luísa Jacinto, Maja Escher, Adrien Missika e Ana Cardoso.

"Esta organização de solidariedade social dedica grande parte do seu trabalho às crianças e jovens da Faixa de Gaza, promovendo bolsas de estudo, projetos educativos e de formação em escolas, bibliotecas e clínicas. No atual contexto de crise, tem prestado apoio de emergência, e os donativos angariados ajudarão a reforçar o fornecimento de bens alimentares e água potável, prestar apoio médico, psicológico e atender outras necessidades urgentes das populações", acrescentam.

"With <3 to Palestine", nome da iniciativa em inglês, "resulta do imperativo de agir em prol da proteção dos Direitos Humanos Universais e, em consonância com as recomendações da Organização das Nações Unidas, apela a um cessar-fogo imediato e permanente, e à assistência humanitária à população da faixa de Gaza", sustentam os artistas adeptos da ação, como Di Lança Branco, Diana Policarpo, Elmira Abolhassani e Francisca Carvalho.

Ainda segundo o coletivo informal de promotores, surgindo de Portugal, a iniciativa "mantém-se aberta à participação de artistas de todo o mundo", apontando que "segue o exemplo de projetos como 'Pictures for Palestine' e 'Postcards for Palestine', que têm vindo a dinamizar a comunidade artística e contributos de artistas destacados, como Alfredo Jaar, Ben Rivers, Cindy Sherman, Jeremy Deller e Nan Goldin".

Sendo a iniciativa assegurada pelos donativos de artistas e trabalho voluntário, a organização apela a outros apoios que ajudem a cobrir os custos fixos de gestão e manutenção da página 'online': "Quando estes contributos ultrapassarem o total dos custos fixos, o valor remanescente será também doado à MECA", indicam.

António Poppe, Carolina Pimenta, Dayana Lucas, Gonçalo Sena, Henrique Pavão, Tiago Baptista, James Newitt, Mané Pacheco, Pedro Pousada, Raquel Pinto, Sara Bichão, Tamara Alves, Uriel Orlow e Xavier Almeida são outros dos 47 artistas envolvidos.

A guerra entre Israel e o Hamas, que hoje entrou no 124.º dia e continua a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente, fez até agora na Faixa de Gaza mais de 27.500 mortos, 67.000 feridos e 8.000 desaparecidos, na maioria civis, de acordo com o último balanço das autoridades locais.

O conflito também já provocou quase dois milhões de deslocados (mais de 85% dos habitantes da Faixa de Gaza), mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária, com toda a população afetada por níveis graves de fome que já está a fazer vítimas, segundo a ONU.

Na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, territórios ocupados pelo Estado judaico, mais de 380 palestinianos foram mortos desde 07 de outubro pelas forças israelitas e em ataques perpetrados por colonos, além de se terem registado mais de 3.000 feridos e 5.600 detenções.

Leia Também: Operação israelita em Rafah agravaria "pesadelo humanitário" em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório